Notícias
Cenap captura onças-pardas
O objetivo é monitorar os animais
O objetivo é monitorar os animais
Brasília (03/06/2015) - O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) – centro especializado vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou, em maio, expedição para captura de onças-pardas no Parque Estadual da Cantareira, localizado no entorno da cidade de São Paulo.
A campanha foi promovida pela analista ambiental Lilian Bonjorne de Almeida, que coordena o projeto "Uso da Paisagem por onças-pardas em fragmentos de Cerrado e Mata Atlântica das Regiões Metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista".
Uma das ideias do projeto é monitorar indivíduos de onças-pardas nas regiões metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista para registrar suas movimentações dentro e entre os remanescentes de vegetação nativa.
Esse trabalho possibilitará a indicação de áreas que estão sendo utilizadas como corredores para acesso a outros fragmentos florestais ou de Cerrado, localizados no entorno de áreas urbanas ou periurbanas.
Como resultado da ação, uma onça-parda macho adulta, pesando 56 quilos, já foi capturada, recebeu um colar GPS, que já está enviando dados de sua localização aos técnicos. A onça já atravessou duas rodovias em menos de uma semana, incluindo a Rodovia Fernão Dias.
Também participaram da campanha o analista ambiental Elildo Carvalho Junior e o bolsista Whaldener Endo, ambos do Cenap, e o médico veterinário Marcello Schiavo Nardi, do Departamento de Parques e Áreas Verdes de São Paulo, além de servidores do Zoológico de Guarulhos.