Notícias
CEMAVE/ICMBio distribui réguas para medir tarso de aves
A régua é fruto da parceria entre o CEMAVE/ICMBio e a empresa Anilhas Capri
Victor Souza
victor.souza@icmbio.gov.br
João Pessoa-PB (27/09/2013) - O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), iniciou a distribuição de réguas medidoras de tarso para os anilhadores de todo o Brasil.
A régua está de acordo com os diâmetros de anilhas disponibilizadas pelo CEMAVE e seu uso é bastante simples, evitando anilhamentos com tamanhos inadequados aos tarsos das aves.
Com o uso da régua o anilhamento vai ficar mais prático, pois será necessário apenas, verificar o tamanho de anilha correspondente à ave. Esta nova ferramenta é fruto da parceria entre o CEMAVE/ICMBio e a empresa Anilhas Capri, que patrocinou a confecção.
Anilhamento
As anilhas do CEMAVE/ICMBio, utilizadas como técnica de marcação de aves para fins de pesquisa, possuem um código, formado por uma letra (indicativa do seu diâmetro) e uma sequência numérica única. O Centro as distribui gratuitamente aos Anilhadores Sêniores, cadastrados no Sistema Nacional de Anilhamento de Aves Silvestres (SNA), com tamanhos que vão de A (diâmetro = 1,3mm) a Z (diâmetro = 22mm), sendo evitadas letras que possam se confundir com números (B, I, O, Q).
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280
Comunicação ICMBio / Nordeste
(83) 3245 2847 / 3245 1927