Notícias
Cemave faz primeira contagem do ano de araras-azuis-de-lear
Dados indicam aumento populacional, mas confirmação só em novembro
Brasília (26/06/2012) – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acaba de realizar as primeiras contagens de 2012 da população de araras-azuis-de-lear (Anodorhynchus leari) no Raso da Catarina, na Bahia.
Os resultados preliminares apontam um aumento populacional, que só será confirmado após a segunda etapa do censo prevista para ocorrer em novembro. As contagens são realizadas em dez pontos, sendo sete nos paredões conhecidos como Serra Branca e três na Toca Velha, no momento da saída das aves dos dormitórios pela manhã, entre 5h30 e 6h30h. e no fim da tarde, quando retornam das áreas de alimentação.
A atividade, promovida entre os dias 13 e 16 de junho, contou com a participação de técnicos da Fundação Biodiversitas, Eco Conservation, Lear’s Foundation, Zoológico de Salvador, Prefeitura de Jeremoabo, estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado da Bahia e Universidade Federal da Bahia, além de voluntários parceiros do Plano de Ação Nacional para Conservação da Arara-Azul-de-Lear.
Os censos fazem parte do projeto de monitoramento populacional que visa a reunir o máximo de informações sobre a dinâmica populacional e o uso sazonal dos dormitórios atualmente conhecidos e utilizados pela espécie.
O Cemave também tem promovido buscas de populações remanescentes ou de outras localidades utilizadas para dormitório com base em dados disponíveis sobre distribuição histórica e requerimentos de hábitat.
Atualmente a população de araras-azuis-de-lear do Raso da Catarina é estimada em aproximadamente 1.200 indivíduos, que distribuem-se em seis municípios da região, numa área de 8 mil quilômetros quadrados.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9291