Notícias
Cemave e Esec Raso da Catarina selecionam voluntários
Prazo para inscrição vai até o dia 12 de maio. Veja como participar
Victor Souza
victor.souza@icmbio.gov.br
Brasília (29/04/2013) - O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), com sede em João Pessoa (PB), e a Estação Ecológica (Esec) do Raso da Catarina, em Paulo Afonso (BA), ambas unidades do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), anunciam que já estão abertas as inscrições para a seleção do Programa de Voluntariado. Os interessados têm até o dia 12 de maio para realizar a inscrição no processo seletivo.
Com apoio da Fundação Biodiversitas e da Serra Branca Lear's Foundation, a iniciativa tem como objetivo preparar estudantes universitários e a comunidade local para contribuírem nas ações realizadas pelo centro e a unidade de conservação (UC), aproximando a sociedade da gestão de áreas protegidas. Além disso, o programa cumpre objetivos do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação da Arara-Azul-de-Lear, que está em sua segunda dição, publicada em 2012. A ideia é envolver as comunidades da área de ocorrência da espécie na sua conservação.
São oferecidas 40 vagas em duas linhas de trabalho: monitoramento populacional de espécie ameaçada (Censo da arara-azul-de-lear) e monitoramento da avifauna em unidades de conservação federais (abrangendo a Floresta Nacional de Contendas do Sincorá e a Estação Ecológica do Raso da Catarina, localizadas na Bahia, além da Reserva Biológica Guaribas e a Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, ambas na Paraíba).
A principal atividade a ser desenvolvida pelos voluntários são estimativas populacionais, com a oportunidade de conhecer métodos de contagem e captura de aves, além da biodiversidade regional. O trabalho voluntário tem duração de junho a dezembro, com carga horária mínima de 72 horas/mês. Após a seleção dos inscritos haverá a capacitação dos métodos por meio da participação dos selecionados nas atividades habitualmente desenvolvidas pelos servidores do ICMBio.
O Programa de Voluntariado não gera qualquer vínculo empregatício entre as partes, sendo voltado para toda a comunidade. Os interessados devem necessariamente satisfazer os seguintes requisitos: ter mais de 18 anos, possuir carteira de identidade ou qualquer outro documento público de identificação e não apresentar pendências junto aos órgãos ambientais de meio ambiente.
Serviço:
Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280
Comunicação ICMBio Nordeste
(83) 3245-2847 / 3245-1927