Notícias
Cavernas brasileiras ganham os quadrinhos
Promover a educação ambiental para jovens e crianças é um compromisso com o futuro do planeta, é plantar sementes que se espalharão entre os lares e poderão tornar famílias mais conscientes sobre a importância da conservação de nossos bens naturais. Esse aprendizado, desde cedo, é o que permitirá que as novas gerações, que amanhã ocuparão cargos nos governos e em lideranças mundiais, saibam lidar com os grandes desafios ambientais que enfrentarão pela frente.
Partindo dessa premissa, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), por meio de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado com a Anglo American, lança um projeto em parceria com a Sincrocine Produções Cinematográficas. A empresa será responsável por produzir uma história em quadrinhos (HQ) com audiotranscrição sobre as cavernas e os ambientes cársticos do Brasil, protagonizados pela personagem Tainá e os Guardiões da Amazônia, contando com a participação do personagem Mauro, o Morcego.
Esta ação está alinhada com os quatro objetivos da educação ambiental para as crianças que incluem a conscientização e sensibilização sobre os problemas ambientais, aumentando o interesse em relação ao cuidado com o meio ambiente; desenvolver na infância a capacidade aprender sobre o meio que nos cerca ampliando seus conhecimentos ecológicos.
Em maio de 2021, mais de 80 representantes de países, incluindo o Brasil, assumiram o compromisso com a Declaração de Berlim sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) durante a Conferência Mundial Virtual. O acordo prevê uma série de políticas para transformar a aprendizagem da educação ambiental em um componente curricular básico presente em todos os níveis de educação até 2025.
Aproveitando o alcance e apelo que histórias em quadrinhos possuem, a HQ “Tainá e os Guardiões da Amazônia no escurinho da caverna” procura estimular nas crianças o respeito à diversidade, às diferenças culturais, suas habilidades e limitações, trazendo uma mensagem de respeito, amizade e cuidado com as cavernas e o ambiente cárstico.
Tainá e os Guardiões da Amazônia
A história em quadrinhos será inspirada na série de TV " Tainá, e os Guardiões da Amazônia’. A série de TV é uma produção audiovisual adaptada da trilogia de sucesso dos cinemas brasileiros que tem como protagonista a indiazinha Tainá que, junto de seus amigos, protege a Floresta Amazônica.
Tainá é uma menina corajosa, destemida e ao mesmo tempo doce. Ela possui três grandes amigos, chamados de Guardiões da Amazônia: o macaco Catu, que é divertido e inteligente; a ouriça Suri, que é curiosa, baixinha (pequena) e bem meiga e o Pepe, o urubu-rei, que é sábio, com amplo conhecimento sobre a fauna e a flora brasileira. Mauro, o morcego, é um outro personagem da série de TV. Ele teve sua primeira aparição na primeira temporada de Tainá e, nesta história, será o protagonista. Os cinco juntos vão viver divertidas aventuras enquanto exploram e aprendem mais sobre cavernas e sua extraordinária diversidade. O gibi irá combinar divulgação científica, aventura, ciência e suspense de forma a atrair a atenção dos leitores.
O Cecav acredita que ações como essa trazem importantes contribuições ao processo de formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Por meio do projeto da história em quadrinhos, o centro de pesquisa pretende envolver pais e crianças em um aprendizado lúdico sobre a importância desses ecossistemas frágeis, que exercem papel fundamental na conservação de espécies endêmicas, serviços ecossistêmicos e da história do país.