Notícias
Flona de Carajás forma condutores de turistas
Guias vão atuar em atrativos naturais da UC paraense
Brasília (10/07/2013) – A Floresta Nacional (Flona) de Carajás, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Pará, acaba de promover curso de formação de condutores de turistas em atrativos naturais. A iniciativa, realizada em parceria com a Cooperativa de Turismo Ecológico (Cooperture), teve o objetivo de repassar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos sobre a atividade de guia em áreas da unidade de conservação (UC).
O conteúdo programático do curso contemplou temas como legislação, interpretação e educação ambiental, turismo ecológico, noções de primeiros socorros e de sobrevivência na selva, manejo de trilhas, observação da natureza e conduta consciente em ambientes naturais. Nas aulas práticas, os participantes visitaram a cachoeira de Águas Claras e a trilha da Lagoa da Mata, localizadas na Flona de Carajás, em Parauapebas, e no Garimpo das Pedras, em Marabá.
As aulas teóricas foram ministradas no auditório da sede administrativa da flona, em Parauapebas. De acordo com a gestão da unidade, o curso foi importante pois os condutores capacitados irão desenvolver as atividades ecoturisticas no interior da unidade de conservação, que, constantemente, recebe demandas de visitação de pessoas não só do municipio, mas de diversas partes do Brasil e do mundo.
Além do ICMBio e da Cooperture, o evento contou com o apoio do Sebrae, Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Parauapebas (Seden).
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280