Notícias
Brigadistas combatem incêndio no Boqueirão da Onça
- Foto: Acervo ICMBio
Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) combatem, desde a última terça-feira (05), incêndios que atingiram o Parque Nacional e a Área de Proteção Ambiental, Boqueirão da Onça, na Bahia. O incêndio no Parque foi extinto na sexta-feira (08), mas a equipe formada por brigadistas trabalha para o controlar o fogo que está na APA.
“Pelas características da região, ainda permanecemos trabalhando por lá, pois os pontos com fogo estão bastante separados, o que dificulta o combate rápido e o controle”, relata a chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio em Juazeiro, responsável pela administração das unidades de conservação, Claudia Campos. Ela ainda complementa que a região possui vegetação que favorece o “fogo de turfa”, como é chamado o fogo que queima matéria orgânica do solo, o que torna o combate mais complexo e demorado.
Com a extinção do incêndio no Parque, os brigadistas que estavam presentes na área, foram deslocados para apoiar o combate ao fogo na APA. São 18 brigadistas do ICMBio e dois voluntários. O Grupo de Combate a Incêndios Florestais dos bombeiros também participou do combate na APA. A estimativa da área que foi queimada neste evento é de 28 hectares, no Parque, e mil hectares, na APA.
ODS relacionados
Texto original: Ramilla Rodrigues/CMIF-ICMBio
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280