Notícias
ASAS do Jalapão lança cartilha do programa
Iniciativa é coordenada pela Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins
Brasília (25/10/2013) – Lançada a cartilha do Programa de Formação de Agentes de Sensibilização Ambiental do Jalapão (ASAS do Jalapão), com o objetivo de apresentar a iniciativa aos interessados em conhecer, participar e desenvolver experiências de sensibilização e educação ambiental, principalmente em escolas que estão em municípios de abrangência de unidades de conservação.
A cerimônia de lançamento foi realizada na terça-feira (22), no auditório da Fundação Natureza do Tocantins (Naturatins), em Palmas. Representantes da Estação Ecológica (Esec) Serra Geral do Tocantins, Parque Estadual do Jalapão, Naturatins, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEUL/ULBRA), Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (Semades), Secretaria da Educação do Estado do Tocantins (Seduc), Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama) e Diretorias Regionais de Gestão e Formação prestigiaram a solenidade.
ASAS do Jalapão
O ASAS do Jalapão é coordenado pela Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, unidade de conservação federal situada nos estados do Tocantins e da Bahia e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo Parque Estadual do Jalapão (TO). O programa visa a troca de saberes tradicionais e difusão de conhecimento científico sobre meio ambiente na comunidade escolar, por meio de formação continuada e aperfeiçoamento de educadores como potenciais multiplicadores em temas relacionados ao contexto ambiental regional, com ênfase nas unidades de conservação e outras questões afetas à qualidade de vida da comunidade que vive nos arredores de UC no Jalapão.
Concebido em 2010, no âmbito do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão , o ASAS do Jalapão iniciou os trabalhos junto aos educadores em 2011. Nesse primeiro ano de atividades, contemplou os municípios de Mateiros e Rio da Conceição, ambos em Tocantins, por sediarem os escritórios da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins e do Parque Estadual do Jalapão. Devido ao sucesso da iniciativa, em 2012, o ASAS do Jalapão expandiu sua atuação para São Félix do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280