Notícias
Aprovado plano de manejo do parque Serra de Itabaiana
Unidade de conservação em Sergipe protege remanescentes de Mata Atlântica e espécies ameaçadas, como o lagartinho-de-abaeté
Brasília (21/07/2016) – O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (21) publica portaria assinada pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, que aprova o plano de manejo do
Parque Nacional Serra de Itabaiana
, em Sergipe.
Além de definir o zoneamento e conter dados sobre a biodiversidade do parque, o plano de manejo traz diretrizes e normas que devam pautar o uso da unidade de conservação (UC), de acordo com os objetivos para os quais ela foi criada. Junto com o conselho consultivo, é considerado uma das principais ferramentas de gestão.
O Parque Nacional Serra de Itabaiana ocupa área de aproximadamente 8 mil hectares entre os municípios de Areia Branca, Itabaiana, Laranjeiras, Itaporanga D'ajuda e Campo do Brito. Criado em 15 de junho de 2005, protege remanescentes de Mata Atlântica sergipana e espécies ameaçadas, como o lagartinho-de-abaeté.
De acordo com a portaria, a zona de amortecimento constante no plano de manejo é uma proposta de zoneamento para o entorno da unidade de conservação, que será estabelecida posteriormente por meio de instrumento jurídico específico.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280