Notícias
APA Costa dos Corais revisa Plano de Manejo
Publicado em
16/10/2018 20h04
Processo já começou desde 2017 e já foram realizadas 37 oficinas setoriais.
Entre os dias 17 e 21 de setembro, o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio Costa dos Corais realizou a Oficina do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais. O evento foi realizado no Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene), em Tamandaré/PE, e foi conduzido pela equipe da Coordenação de Elaboração e Revisão de Planos de Manejo do ICMBio (COMAN), com financiamento dos Projetos Toyota APA Costa dos Corais e GEF-Mar.
O processo de revisão do Plano de Manejo teve início em julho de 2017 e, desde então, foram realizadas 37 oficinas setoriais (Pesca Artesanal, Turismo, Academia, Poder Público e Setor Produtivo), quatro oficinas regionais e a Oficina do Plano de Manejo, totalizando cerca de 2 mil pessoas envolvidas. Além das reuniões, foram realizadas nove expedições de campo, somando cerca de 150 mergulhos, com o objetivo de coletar dados para o zoneamento da unidade de conservação (UC).
Os participantes da Oficina foram eleitos a partir das Oficinas Regionais e do Conselho Gestor da APA Costa dos Corais, de forma a possibilitar um equilíbrio entre os setores da sociedade, trechos da UC e os diferentes saberes, conferindo legitimidade e representatividade a Oficina. O grupo trabalhou intensamente durante toda semana, construindo de forma coletiva o novo Plano de Manejo. Participaram ainda, como observadores, representantes de outras UC Federais: Resex Marinha Lagoa do Jequiá (AL), Resex Canavieiras (BA) e a APA Delta do Parnaíba (CE, PI e MA), além de representantes da Administração de Parques Nacionais da Argentina, Fundação SOS Mata Atlântica, Fundação Toyota do Brasil e Projeto TerraMar.
Segundo o chefe do NGI Costa dos Corais, Iran Normande, a Oficina transcorreu de forma tranquila, com discussões maduras e participantes imbuídos da missão construir um Plano de Manejo voltado para a conservação da biodiversidade. “Mas sem deixar de lado sustentabilidade econômica das populações beneficiárias da APA. Prova disso é a grande ampliação das Zonas de Preservação em ambientes de recifes de coral, saltando de cerca de 800 hectares no Plano atual para 8.000 (ampliação de 1.000%) na proposta de zoneamento aprovada”, ressalta.
Para Carina Abreu, da COMAN, foi um processo muito produtivo. “As oficinas prévias e expedições de campo agregaram informações imprescindíveis para o bom andamento da OPM, que teve participação qualificada dos atores sociais e setores interessados”, afirma.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280