Notícias
APA Costa dos Corais realiza Operação Ventania
E autua 8 barcos que descumpriam regras na zona de visitação
Victor Souza
victor.souza@icmbio.gov.br
Brasília (03/07/2013) - A equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais acaba de realizar a Operação Ventania, que teve o objetivo de coibir construções irregulares (sem licenciamento) ao longo dos 65 quilômetros de costa da unidade de conservação (UC) federal, entre os municípios de Tamandaré (PE) e Porto de Pedras (AL). Durante a operação, que ocorreu entre os dias 25 e 28 de junho, foram feitos ainda o monitoramento e a fiscalização das zonas de visitação da UC.
Durante o trabalho ao longo da costa, não foi constatada nenhuma nova construção ilegal, mas de acordo com Paulo Roberto Corrêa, chefe da APA, foram flagradas nas zonas de visitação oito embarcações descumprindo as normas do plano de manejo da unidade. "As embarcações foram autuadas e suas atividades foram temporariamente suspensas", disse Paulo.
Ainda segundo o chefe da UC, a parceria público-privada entre a ONG SOS Mata Atlântica, a Fundação Toyota do Brasil (FTB) e a APA Costa dos Corais foi fundamental para o sucesso da operação. "O aluguel de embarcação descaracterizada, de grande porte e velocidade, custeada pela parceria, permitiu que chegássemos aos pontos a serem fiscalizados sem chamar a atenção e ao tempo de evitar que os infratores fugissem".
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280
Comunicação ICMBio Nordeste
(83) 3245-2847 / 3245-1927