Notícias
APA Cairuçu ganha site harmonizado com portal
Primeiro de uma lista em implementação pela Divisão de Comunicação do ICMBio
Brasília (05/04/2012) – A Área de Proteção Ambiental Cairuçu, localizada no município de Paraty (RJ), é a primeira unidade de conservação (UC) federal a ganhar o site sintonizado com os padrões do portal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), já na Internet e acessível a todos.
O endereço eletrônico é www.icmbio.gov.br/apacairucu e com o site, a divulgação das ações de gestão da APA se torna mais fácil e rápida.
O site da unidade foi possível graças ao envolvimento direto de toda a equipe da APA Cairuçu. Para o chefe da UC, Eduardo Godoy, o site representa a consolidação da gestão da unidade. “É mais uma ferramenta importante de atuação, por meio da qual será possível uma interlocução ainda maior com a sociedade brasileira, em especial a de Paraty e demais municípios vizinhos”, ressalta.
“O trabalho foi igualmente árduo e gratificante”, destaca a analista ambiental que esteve a frente do trabalho de construção dos conteúdos do site, Renata Brasileiro. Mas foi fundamental a prioridade dada pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) e pela Divisão de Comunicação (DCOM) no sentido de tornar real esse produto, tanto do ponto de vista técnico da produção do site na plataforma joomla quanto de revisão e supervisão dos conteúdos.
O projeto foi executado pela CTIS, empresa contratada para desenvolvimento de sistemas, dentre eles o projeto de sítios do ICMBio, e está sob coordenação do gerente de equipe, Uilson Azevedo. Entre as fases de execução do site da APA constaram reuniões para levantamento das necessidades, elaboração de layout (aspecto visual), elaboração de wireframe (rascunho do site já com funcionalidades previstas), programação, inclusão de conteúdos, revisão e testes.
Marcas
Basta acessar o site da APA Cairuçu para conferir este que é o primeiro de uma longa lista em implementação pela DCOM. O trabalho inclui também a padronização das marcas das unidades descentralizadas, que passam a ficar totalmente harmonizadas com a logo do ICMBio.
“Isso confere a certeza para o usuário web de que ele está entrando numa unidade descentralizada do Instituto Chico Mendes, o que não acontecia no passado, quando cada UC ou centro possuía sua logo totalmente desconectada da marca principal, a do ICMBio”, explica Cláudia Camurça, chefe da DCOM.
O trabalho vem sendo construído pela equipe de designers gráficos da DCOM formada por Luís Otávio Saturno Correa, Eduardo Guimarães e Danilo de Jesus. Segundo Luís Otávio, a preocupação é respeitar todo o conceito que está por trás da marca construída pela unidade descentralizada. “Nossa ideia não é destruir o que já foi construído historicamente pela UC ou centro, mas apenas harmonizá-lo com os conceitos que estão por trás da marca do ICMBio, fazendo com que as marcas conversem entre si”, destaca Luís.
Próximas UC
As próximas UCs e centros a terem sites foram definidas com base em dois critérios: as que por terem suas páginas baseadas no antigo site do ICMBio perderam seus links com a entrada no ar do novo portal; e prioridade estabelecida após consulta pela DCOM a cada diretoria. São eles: os 27 Parques da Copa, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, Parque Nacional da Serra do Cipó, Estação Ecológica de Aiuaba, Parque Nacional da Amazônia, Reserva Biológica União, Floresta Nacional de Ipanema, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), Centro Nacional de Pesquisa para Conservação das Aves Silvestres (Cemave), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav) e Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Caatinga (Cecat).
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280