Notícias
APA Cairuçu e Fiocruz celebram acordo de cooperação
Parceria tem como foco ações, projetos e programas de desenvolvimento socioambiental
Brasília (13/02/17) – Objetivos comuns e trabalhos conjuntos realizados ao longo dos últimos dois anos levaram as equipes gestoras da
Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu
– unidade de conservação (UC) administrada pelo ICMBio no Rio de Janeiro – e do
Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina
(Fiocruz) a celebrarem um protocolo de cooperação técnica voltado para ações socioambientais. O evento de formalização da parceria aconteceu na última sexta-feira (10) e contou com a presença de conselheiros da APA, lideranças comunitárias e outros parceiros.
A cooperação técnica entre a UC e Observatório tem o objetivo de promover o auxílio mútuo na formulação e execução de ações, projetos e programas de desenvolvimento socioambiental de comunidades tradicionais da APA Cairuçu em cinco eixos temáticos: planejamento territorial, agroecologia, cultura hídrica e saneamento ecológico, turismo de base comunitária e formação continuada.
Em consonância com as ações estabelecidas pelo Conselho Gestor da APA, uma das principais iniciativas já realizadas entre a APA Cairuçu, o Observatório e parceiros foi a elaboração e execução do Plano de Ação da Bacia do Rio Carapitanga (clique
aqui
e saiba mais sobre o plano), bacia hidrográfica que abrange aproximadamente 1/4 do território da unidade.
Para o ano de 2017, estão previstos o suporte técnico e o apoio à participação das comunidades no processo de revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Cairuçu. A expectativa é que o protocolo de cooperação, ao formalizar a parceria existente, possa fortalecer os propósitos de atuação conjunta no território, promovendo a conservação da natureza aliada ao desenvolvimento sustentável das comunidades caiçaras, quilombolas, indígenas e de agricultores familiares, bem como alavancando recursos financeiros para a implementação das ações e estratégias definidas.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280