Notícias
APA Bacia do Descoberto conclui plano de manejo
E cria conselho gestor. UC fica localizada entre DF e Goiás
Brasília (05/09/2013) – Paralelamente ao processo de criação do plano de manejo, a Área de Proteção Ambiental (APA) Bacia do Rio Descoberto, unidade de conservação federal, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre o Distrito Federal e o estado de Goiás, acaba de formar o Conselho Consultivo. Tanto o plano como o conselho são fundamentais para a gestão da APA.
O processo, concluíudo no final de agosto, mobilizou grande parte dos setores sociais envolvidos na gestão da unidade. O conselho tem 30 membros, divididos entre representantes do poder público, moradores, produtores rurais, organizações não governamentais, empresários, ensino e pesquisa.
Segundo o chefe da APA, Lídio José dos Santos, a disposição dos atuais conselheiros em participar da gestão da APA ficou evidente nas várias etapas de elaboração do plano de manejo da unidade. "Em APA a gestão participativa é a única forma de gestão efetiva e na APA Bacia do Rio Descoberto, devido à sua relevância estratégica, política e ambiental como, por exemplo, o abastecimento de água para 65% do DF, a responsabilidade social do conselho consultivo será ainda maior", reforçou Santos.
A publicação das portarias dos conselhos com a divisão por segmentos da sociedade é um expediente que vem sendo utilizado cada vez mais nas unidades de conservação. A ação busca dar celeridade e maior autonomia aos conselhos nos momentos previstos para renovação de sua composição.
"Ao conduzir a formação do conselho com o objetivo de visualizar os segmentos da sociedade que o compõem, o processo fica mais didático para todos e assim é possível dimensionar a correlação de forças dos segmentos da sociedade dentro do grupo. Desta forma, cada segmento debaterá entre eles como se farão representar no conselho, não sendo necessária a publicação de nova portaria a cada nova composição se a correlação de forças for mantida", esclarece Felipe Mendonça, da Divisão de Gestão Participativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280