Notícias
Analista do ICMBio organiza livro sobre o Cariri cearense
Lançamento será nesta quarta, às 15h, em universidade no Crato
Dandara Santos
Dandara.silva@icmbio.gov.br
Brasília (05/09/2012) – A analista ambiental Quitéria Cavalcanti Pereira, da Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe, no Ceará, é uma das organizadoras do livro “Gestão Ambiental: Foco no Cariri Cearense”. A coletânea de artigos de profissionais de gestão ambiental, publicada pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ), será lançada nesta quarta-feira (5), às 15h, no salão de atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), situada em Crato (CE).
O trabalho aborda temas como a gestão participativa em unidades de conservação federal, gestão de recursos hídricos, plano de manejo florestal sustentável, resíduos sólidos, saúde ambiental e modelos de eficiência na comunicação voltada à gestão ambiental.
Os textos têm como enfoque e fonte de inspiração o Cariri Cearense, uma microrregião localizada no Sul do estado do Ceará, composta por oito municípios que, juntos, ocupam uma área de aproximadamente 6.340 km², vista como um tipo de oásis no sertão tanto pelo ponto de vista ecológico, como climático e hidrográfico. No aspecto cultural, o Cariri Cearense é classificado como uma região especial, diferente dos ambientes típicos da cultura sertaneja.
Chefe-substituta da APA, Quitéria é graduada em Engenharia da Construção Civil e Direito e tem pós-graduação em Gestão Ambiental (Auditoria e Perícia Ambiental).
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280