Notícias
Acordo de Cooperação com a prefeitura de Indaial/SC vai revitalizar trilhas no Parque Nacional da Serra do Itajaí
- Foto: Acervo Parna da Serra do Itajaí
O Instituto Chico Mendes e a Prefeitura Municipal de Indaial, em Santa Catarina, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para a realização do projeto “Trilhando a Economia Verde em Indaial: Caminhos para a Restauração e Conservação da Biodiversidade”, tendo em vista a restauração de três trilhas no Parque Nacional da Serra do Itajaí.
As ações serão realizadas em duas etapas. Na primeira será realizado o levantamento de informações e dados, a adequação de 27 km das trilhas do Encano, do Quati e Warnow, nos limites do Parque Nacional da Serra do Itajaí; mapeamento de atrativos turísticos e identificação da avifauna; identificação das propriedades rurais ao longo dos percursos e busca da anuência dos proprietários quanto ao traçado das trilhas, e promover oficinas de engajamento comunitário.
Na segunda fase, intitulada Gestão de Governança, o projeto irá iniciar os procedimentos da adesão de trilha de longo curso junto à Rede Trilhas, implementar e sinalizar os traçados das trilhas nos modais Cicloturismo e Caminhantes e elaborar um modelo de gestão e governança para a manutenção dos caminhos.
Para a chefe do Parque Nacional da Serra do Itajaí, Viviane Daufemback, a iniciativa “é uma oportunidade para avançar no cumprimento dos objetivos do Parque e desenvolver o uso público com ordenamento e participação das instituições, atendendo aos anseios de caminhantes e ciclistas que desejam percorrer as trilhas e vivenciar mais o Parque Nacional. Consequentemente, é uma forma de contribuir com a gestão do território em vários aspectos, como: monitoramento ambiental, melhora na comunicação, coibir usos ilícitos, desenvolvimento do entorno e outros”.
“Indaial, dentre os municípios abrangidos pelo Parque, apresenta-se como excelente alternativa para iniciar esse projeto, pois sua posição geográfica e cobertura vegetal são excelentes para o desenvolvimento do turismo ecológico. A cidade tem tradição nesse tipo de turismo, pois está inserida no Circuito Vale Europeu, que atualmente conta com duas rotas, o Circuito de Cicloturismo e o Circuito de Caminhantes. Além disso, Indaial possui 43% de seu território dentro do Parque Nacional da Serra do Itajaí”, informa o site da prefeitura.
O Parque Nacional da Serra do Itajaí foi criado em 2004 e conserva 57.528 hectares de importante remanescente de Mata Atlântica, e faz parte da Reserva da Biosfera no bioma. Seu território abrange áreas nos municípios catarinenses de Indaial, Blumenau (onde se localiza a sede da UC), Apiúna, Presidente Nereu, Vidal Ramos, Botuverá, Guabiruba e Gaspar.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado:

- .
Com informações do Parque Nacional da Serra do Itajaí
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280

