Notícias
Acessibilidade é tema dos festejos de 29 anos de Noronha
Unidade de conservação marinha, no litoral de Pernambuco, fará aniversário no dia 14, mas comemorações já começam nesta quinta-feira (6) e vão até o fim do mês. Confira a programação
Brasília (06/09/2017) – As festividades de aniversário de 29 anos do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, celebrado em 14 de setembro, começam nesta quarta-feira (6) e seguem até o dia 29. Até lá, serão promovidas atividades como shows musicais, palestras e passeios. Todos os eventos serão gratuitos. Este ano as comemorações terão como tema Acessibilidade. O parque é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Clique aqui para ver a programação completa
.
As atividades serão abertas às 17h desta quarta com um passeio da comunidade de Noronha até a praia de Atalaia para contemplar o nascer da lua. No dia do aniversário, 14, haverá palestra com Marco Pellegrini, da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência, e presença do atleta paralímpico Fernando Fernandes. Já no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21), será realizado sarau e apresentação do grupo Musical Xote dos Milagres, formado por crianças deficientes da ilha.
“Sabendo que o arquipélago é sonho turístico de muitas pessoas, o ICMBio Noronha pretende com a iniciativa motivar empresas locais a investirem em projetos de acessibilidade na ilha e ainda provocar durante o mês comemorativo a reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com mobilidade reduzida”, disse Felipe Mendonça, gestor da unidade de conservação.
Desde algum tempo, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha dedica-se a promover acesso a pessoas com dificuldade de locomoção aos atrativos da unidade. Recentemente, levou moradores locais – cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida – para fazerem a inauguração da obra de conclusão da trilha suspensa que dá acesso ao Mirante Dois Irmãos. No deck novo, que agora tem total acessibilidade, os moradores puderam admirar a paisagem privilegiada da Baía dos Porcos e o Morro Dois Irmãos, que é cartão postal da Ilha.
Outra atividade que o parque promove diariamente é o banho de mar com a cadeira flutuante, na praia do Sueste. Recentemente os monitores terminaram o curso de reciclagem em acessibilidade. O objetivo é aprimorar a condução dos visitantes portadores de algum tipo de deficiência.
Para Felipe Mendonça, essas iniciativas e estruturas vêm aos poucos tornando a unidade de conservação um modelo de acessibilidade. “Cada vez mais avançamos no objetivo de proporcionar a um maior número de pessoas a oportunidade de desfrutar do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, sejam elas moradores, turistas ou as pessoas com portadoras de deficiência. O parque é público e precisa ser acessível a todos para cumprir o seu papel de conservação, visitação e educação", afirmou o gestor.
Comunicação ICMBio -
(61) 2028-9280 - com informações da Comunicação Noronha (Vanessa Menezes)