Notícias
Abrolhos forma novos condutores de visitação
Publicado em
19/12/2018 19h31
Ao todo, 34 participantes concluíram as atividades do curso.
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos promoveu entre os dias 3 a 6 e 10 a 12 de dezembro o Curso de Formação de Condutores de Visitantes do Parque. O curso formou novos profissionais interessados em ingressar nas atividades de visitação do Parque e atualizar os conhecimentos daqueles que já atuam na visitação. Ao todo, 34 participantes concluíram as atividades do curso.
“Em Abrolhos, há a obrigatoriedade da presença de condutores de visitantes nas embarcações que acessam o Parque, portanto, é fundamental a formação e atualização constante desses profissionais, afinal, são quem apresenta todas as belezas do Parque, assim como prestam informações e cuidados para garantir a conduta responsável e segurança de todos”, destaca Fernando Repinaldo, chefe do Parque.
A atividade contou com a colaboração de muitos parceiros, com momentos teóricos, aulas práticas em campo, dentro e fora da Unidade de Conservação e reforçou a importante relação entre a gestão da UC e os condutores de visitantes. Entre os palestrante convidados, destacamos a atuação da ABETA, apresentando informações sobre a importâncias da aplicação das normas técnicas para a qualificação dos serviços turísticos, assim como noções sobre sistema de gestão de segurança para avaliar e mitigar riscos durante as operações.
Também teve grande destaque na programação a apresentação do professor Guilherme Longo, da Universidade Federal do Rio Grande Norte, sobre o programa de ciência cidadã “De Olho nos Corais”, com o objetivo de estimular condutores e visitantes a colaborarem com informações sobre a saúde dos recifes de coral, sendo disponibilizadas pranchetas informativas sobre espécies de organismos recifais em Abrolhos, como importantes indicadores da saúde e status de conservação dos ambientes.
O curso também soma aos resultados esperados com o Plano Interpretativo da Unidade, com envolvimento de condutores e parceiros. Uma das atividades práticas do curso, foi a avaliação dos participantes de uma trilha subaquática marinha, construída em conjunto pela Unidade e condutores com objetivo de diversificar a experiências dos mergulhadores autônomos que frequentam a Unidade. A trilha, além de fortalecer o exercício da interpretação ambiental, permitirá a prática do mergulho autônomo noturno em um dos chapeirões do Parque localizado em uma área abrigada, garantindo também maior segurança para a operação.
O Curso contou com apoio do Projeto GEF Mar, e a visita de campo ao Arquipélago dos Abrolhos, contou com apoio da empresa “Abrolhos Embarcações”, além de profissionais do SAMU Caravelas, entre outros palestrantes convidados.
Características da Unidade de Conservação e ICMBio, legislação pertinente, situação das espécies aquáticas ameaças, turismo na Costa da Baleia, história e cultura de Abrolhos e região, novidades da pesquisa e monitoramento produzidas no Parque, primeiros socorros, Interpretação Ambiental e Condução de Visitantes; Excelência no Atendimento aos Visitantes e Relações Interpessoais entre outros compuseram os demais temas abordados no curso.
“Mais do que condutores de visitantes, acreditamos que fortalecendo a relação com a sociedade e profissionais locais, estamos formando mais cidadãos engajados com a importância da conservação de Abrolhos”, conclui Fernando.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280