Notícias
Aberto Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio
Evento, que está na sua terceira edição, segue até a quinta em Brasília
Brasília (16/08/2011) – Começou nesta terça (16) o III Se
minário de Pesquisa e Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que tem como tema “Pesquisa para o manejo”. O evento segue até a quinta (18), no auditório do ICMBio, em Brasília. Uma das novidades é o maior destaque para os trabalhos desenvolvidos pelos servidores, pois houve uma seleção de resumos para apresentação oral, na forma de mesas redondas.
Em sua terceira edição, o Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica envolve três dias de experiência e ideias, ao reunir bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) de diversas regiões do país, analistas do ICMBio com diferentes graus de envolvimento com pesquisa e pesquisadores que atuam em parcerias variadas.
Fizeram parte da abertura o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, o diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade, Marcelo Marcelino, a coordenadora de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade, Daniela Oliveira, e a coordenadora Geral de Pesquisa e Monitoramento do ICMBio, Marília Marini.
Marcelo Marcelino abriu o evento explicando que em 2010 o seminário reuniu 114 projetos de pesquisa, sendo apoiados quase 80. Para este ano, a demanda foi de 190 projetos de pesquisa e apoiados 90. “Para este ano o seminário teve um aporte de 115 projetos de pesquisa que estão apresentando seus resumos e seus painéis. Mais do dobro que foi apresentado no ano passado”.
“Neste ano vamos entregar a primeira proposta da lista atualizada de espécies ameaçadas, essa é uma pesquisa analítica a partir de dados secundários, uma pesquisa que considero de alta ciência e a partir daí vamos estar atualizando a lista a cada ano e passando para o país uma realidade sobre a situação da biodiversidade”, afirmou Marcelino.
O presidente do ICMBio, Rômulo Mello, destacou que o Instituto teve avanços importantíssimos. “Estamos crescendo no processo de construção da pesquisa de forma sólida, nós não perdemos o foco do que planejamos. Quando se discutiu a criação de pesquisa dentro do Instituto, a discussão foi que a pesquisa será de forma focada, direcionada para conservação. Temos uma instituição que suporta a parte de estrutura permanente da pesquisa, mas o pesquisador é preparado para pactuar esse recurso dentro de outro sistema de financiamento à pesquisa”, concluiu Mello.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9291