Notícias
17 catetos são encontrados mortos no Parque de Brasília
Causa mais provável é intoxicação alimentar, diz chefia da unidade
Elmano Augusto
elmano@icmbio.gov.br
Brasília (29/08/2012) – Pelo menos 17 catetos – mamíferos com casco, conhecidos popularmente como porco-do-mato, caititu ou pecari – foram encontrados mortos no interior do Parque Nacional de Brasília, nesta quarta-feira (29). A direção do parque não confirmou a causa das mortes, mas trabalha com a hipótese de intoxicação alimentar.
“Os animais devem ter saído dos limites do parque em busca de alimento e ingerido algum produto tóxico. Mas isso só os exames poderão comprovar”, disse Amaury Senna, chefe do parque, ao informar que as vísceras de alguns bichos foram recolhidas e encaminhadas para exame toxicológico no laboratório de veterinária da UnB. O resultado deve sair em um mês.
Os animais mortos foram encontrados pela manhã. Eles estavam espalhados em vários pontos das margens do lago da Barragem de Santa Maria, que fica no interior do parque e contribui para o abastecimento d´água de Brasília. As carcaças não tinham marcas de tiro, faca ou outros ferimentos. Exalavam mau cheiro e estavam em avançado estado de putrefação, o que indicava que as mortes teriam ocorrido havia alguns dias.
O cateto ( Pecari tajacu ) é o menor porco-do-mato existente no Brasil. Vive em grupos familiares de no máximo uma dezena e pode ser encontrado em amplas regiões, desde florestas tropicais úmidas a ambientes mais secos e abertos, como o cerrado. Alimenta-se de folhas, frutos, brotos, raízes e pequenos animais. Encontra-se ameaçado de extinção, principalmente pela perda de habitat e caça clandestina.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9289