Notícias
13ª Romaria Rumo ao Areião celebra 10 anos da RDS Nascentes Geraizeiras
- Foto: Felicíssimo Thiago
No dia 13 de outubro de 2024, a comunidade de Água Boa II, em Rio Pardo de Minas, foi palco da 13ª Romaria Rumo ao Areião, um evento marcante para as comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras. Este ano, a data teve um sabor ainda mais especial, pois coincidiu com o 10º aniversário da criação da Unidade de Conservação (UC).
A romaria reuniu diversas comunidades da UC, além de outros territórios e municípios. A caminhada, repleta de momentos de reflexão e comunhão com a natureza, simbolizou a união e o compromisso contínuo das comunidades em proteger esse importante patrimônio natural e cultural.
Os participantes, de todas as idades, demonstraram entusiasmo e orgulho ao percorrer os caminhos que levam ao Areião. Este evento não apenas fortalece os laços comunitários, mas também destaca a importância de ações coletivas na conservação do meio ambiente.
Para Sizínia dos Anjos, moradora da comunidade Água Boa II, localizada na Zona de Amortecimento da RDS, "participar desta romaria é uma honra e uma responsabilidade que todos e todas devemos abraçar."
A procissão parte da igreja católica da comunidade Água Boa II, a caminhada é feita com momentos de reflexão, cânticos e diálogos que enaltecem a importância da natureza para a vida das pessoas e suas tradições. No Areião, local considerado sagrado para o povo da comunidade e de significativa biodiversidade, é realizada uma missa, seguida por almoço e cantigas de catira com os foliões de reis na comunidade.
A criação da RDS Nascentes Geraizeiras, em 2014, foi motivada pela luta da população local pela preservação do Areião, onde empresas provocaram danos ao meio ambiente no intuito de implantar monocultura de eucaliptos próximo ao local sagrado. A história é contada em um documentário.
Os comunitários resistiram aos empreendimentos, defendendo suas terras, as nascentes e sua cultura, tendo havido momentos de tensão, como conflito com a polícia e uma greve de sede e de fome realizada em Brasília, em frente ao Congresso Nacional.
Há dez anos, esse movimento de resistência resultou na criação da RDS abrangendo 38 mil hectares nos municípios de Rio Pardo de Minas, Montezuma e Vargem Grande do Rio Pardo, com o propósito de proteger as nascentes e preservar o modo de vida e tradições Geraizeiras. Como marco e símbolo da luta, foi construído no Areião o Santuário de São Francisco de Assis, considerado o protetor da natureza e dos animais na religião católica.
“A 13ª Romaria Rumo ao Areião foi um marco de celebração, união e renovação do compromisso para com a proteção do território Geraizeiro. Que venham mais anos de sucesso e conservação! Esperamos que, nos próximos anos, cada vez mais pessoas se juntem a nós nessa jornada rumo à preservação e valorização das riquezas naturais de nossa região”, comemoraram as comunidades Geraizeiras.
Plano de Manejo
Em setembro de 2024, a RDS das Nascentes Geraizeiras conquistou seu Plano de Manejo, documento técnico que estabelece zonas e normas de uso do território, elaborado coletivamente pelas comunidades, Instituto Chico Mendes e outras instituições com atuação no território, cuja elaboração teve início em 2018.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:
Com informações da RDS das Nascentes Gezaizairas
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280