Notícias
122 ministros do Esporte visitam o Cristo Redentor
Eles foram recepcionados pelo titular da pasta brasileira, no Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca (RJ), administrado pelo ICMBio
Brasília (08/01/2016) – Aos pés do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, que fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Rio, 122 ministros do Esporte de várias partes do mundo se reuniram na sexta-feira (5).
Eles foram recepcionados pelo titular brasileiro da pasta, Leonardo Picciani. “Espero que essa bela cidade e o povo acolhedor do Brasil possam encantar a cada um de vocês e que cada um de vocês, ao fim dos Jogos Olímpicos, retornem para seus países com uma mensagem do povo brasileiro, de paz, esperança e congraçamento”, afirmou o ministro anfitrião.
O reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, levou a saudação do arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta, aos presentes. “É um dia histórico para o Cristo Redentor, porque tivemos hoje dois grandes acontecimentos: de manhã, recebemos a tocha olímpica e agora recebemos todos vocês nesta tarde especial”, destacou.
Ao som do grupo de samba Chororosambô, que tocou em um palco montado no pátio do monumento, os colegas de pasta interagiram e aproveitaram o momento para trocar e dividir experiências. “Essa é a lembrança de uma vida. É importante reunir a família do esporte de todo o mundo. Estava aguardando ansiosamente por este momento. O Rio é incrível, muito melhor do que eu pensava”, disse a ministra do Esporte da Noruega, Linda Cathrine Helleland.
“Os Jogos são isso: a solidariedade, a partilha, o respeito, o trabalho em equipe, isso é o que importa. O fato de estarmos aqui, todos os países do mundo, mostra que temos que continuar a incutir nas pessoas o espírito olímpico”, ressaltou o ministro de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire.
O ministro de Botsuana, Thapelo Olopeng, ressaltou esse encontro histórico. “Esse é um encontro muito importante para mim, e ministros do mundo todo. Serve realmente para mostrar quão forte é o esporte. Todos estamos aqui por causa do esporte.”
“É importante estarmos juntos para poder criar pontes, criar laços, e daqui saírem respostas conjuntas para muitos problemas. Mas mais do que tudo é uma oportunidade para celebrar os jogos do Rio, ver como a cidade se adaptou e está preparada para os Jogos. Todos os sinais são de que este será um grande evento esportivo. É a primeira vez que uma cidade lusófona tem a oportunidade de receber os Jogos. Para a delegação portuguesa é fantástico poder competir em um país irmão como o Brasil”, enfatizou o ministro de Portugal, Tiago Brandão.
Ascom ICMBio – (61) 2028-9280 – com Ascom do Ministério do Esporte, do Rio de Janeiro (Emília Andrade)