Notícias
1ª Corrida de Aventura reúne atletas no Parna da Amazônia
Publicado em
30/04/2019 17h51
Atualizado em
08/05/2019 21h09
Evento, realizado em parceria, faz parte das comemorações dos 45 anos de criação da unidade de conservação.
O evento reuniu em torno de 70 atletas, que percorreram 10 quilômetros. (Foto: Acervo/ICMBio)
Em parceria, o Parque Nacional da Amazônia apoiou a realização da 1ª Corrida de Aventura. O evento reuniu em torno de 70 atletas, que percorreram 10 quilômetros. A corrida, que ocorreu em 21 de abril, faz parte das comemorações dos 45 anos de criação da unidade de conservação, como uma estratégia para divulgar os atrativos e incentivar as atividades possíveis de serem realizadas no Parque.
Segundo os organizadores, o maior desafio foi o clima quente e úmido, mas muitos corredores já têm certa experiência com a temperatura. Menos de cinquenta minutos depois da largada da corrida, Samir Cléber Salomão cruza a linha de chegada como o primeiro colocado na classificação geral, seguido de Denilson de Moura Barbosa e Adriano Soares. Na categoria feminina, Suelene Damasceno chegou na frente e conquistou um título inédito para ela, já que é sua primeira conquista em ambiente de selva.
A equipe do ICMBio aproveitou o evento para monitorar o impacto desse tipo de visitação nas trilhas do Parque Nacional, instalando previamente câmeras trap e medindo antes e depois da corrida possíveis impactos. Para os organizadores, a primeira corrida de aventura do Parna da Amazônia foi um grande sucesso. Eles já pensam em uma segunda edição do evento, incentivando o uso da unidade de conservação, mostrando suas belezas e atrativos naturais.
O evento foi organizado pela Associação de Desenvolvimento Turístico Regional do Tapajós (ADTur), em parceria com a CDL, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaituba. O ICMBio apoiou a realização do evento com a manutenção e limpeza das trilhas, organização do espaço e recepção dos atletas que participaram da competição. A equipe do ICMBio contou com o apoio dos colaboradores do Projeto MOSUC (Motivação e Sucesso na Gestão de Unidades de Conservação), bem como dos 11 voluntários que se engajaram na atividade. Além do apoio do Corpo de Bombeiros, que deu suporte no atendimento de emergências médicas e do 53º BIS (Batalhão de Infantaria da Selva) que forneceu suporte logístico e de segurança na travessia da rodovia BR-230 (Transamazônia), bem como o transporte dos atletas da cidade até o Parque.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionado:
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionado:
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280