Notícias
Centro TAMAR/ICMBio qualifica parceiros do sul da Bahia
Foco da capacitação foi qualificá-los no monitoramento e marcação/biometria de tartarugas marinhas
Vitória/ES (04.01.24) – Equipe do Centro TAMAR/ICMBio promoveu, entre os dias 08 e 12.12.23, na Base Avançada em Regência-ES capacitação a representantes da sociedade civil organizada e de instituições públicas incluindo as Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios de Santa Cruz Cabrália e Mucuri com o objetivo de qualifica-las em relação às ações de monitoramento diurno e noturno nas praias, bem como capacita-las acerca da marcação de tartarugas marinhas.
O grupo, formado por 10 pessoas, pôde prestigiar a reinauguração da Base Avançada do TAMAR/ICMBio em Guriri, São Mateus-ES, seguindo na sequência para Regência onde receberam a capacitação. Na Base Avançada do Centro TAMAR/ICMBio em Guriri, os participantes conheceram um pouco do trabalho que é feito por meio das ações de educação e sensibilização ambiental coordenadas pela analista ambiental Kelly Bonach.
A analista ambiental que atua na Base Avançada do Centro TAMAR/ICMBio em Regência, Linhares-ES, Cecília Baptistotte promoveu a capacitação do grupo, em parceria com equipe da Fundação Projeto TAMAR, instituição parceira que promove o monitoramento em Regência-ES. Como complemento o grupo pôde fazer a carebada noturna para a observação de fêmea em processo de desova.
Os participantes receberam treinamento em marcação de tartarugas marinhas, como parte final do ciclo de capacitação oferecido pela Base Avançada de Caravelas/BA nos municípios de Mucuri, Nova Viçosa, Alcobaça, Prado, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, ao longo dos meses de setembro e outubro de 2023.
Carebada noturna fez parte da capacitação“Estar nestas duas visitas técnicas às bases de Guriri e Regência representou um amplo aprendizado a todos do grupo de monitores voluntários que já atuam localmente autorizados via SisBio, especificamente nessa ação de monitoramento de tartarugas marinhas. Acreditamos que agora mais bem qualificados, o conhecimento sobre essas populações no sul da Bahia será ampliado a partir do trabalho em campo”, explica o analista ambiental e gestor da Base Avançada do Centro TAMAR/ICMBio em Caravelas-BA, Marcello Lourenço.
Anteriormente, em setembro, aulas teóricas sobre as tartarugas marinhas tinham sido ministradas, bem como aulas práticas sobre a identificação das ocorrências na praia, protocolos e boas práticas para o monitoramento reprodutivo e não reprodutivo; bem como realizadas reuniões com secretários de Meio Ambiente visando à formação de equipes locais de monitoramento.
“Ali naquele momento pudemos retomar as articulações com os municípios para o estabelecimento de parcerias e com equipes locais para o monitoramento reprodutivo e não reprodutivo de tartarugas marinhas no extremo sul da Bahia”, contextualiza Marcello. Para saber mais acesse o conteúdo, clicando aqui.
E anteriormente, em março, a Base Avançada do Centro TAMAR/ICMBio em Caravelas-BA promoveu reuniões de alinhamento com as secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Mucuri, Nova Viçosa, Alcobaça; com o grupo de voluntários de Prado; com o Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades/ICMBio Porto Seguro; e com o Projeto Maré em Santo André/Santa Cruz Cabrália sobre o resultado da temporada reprodutiva das tartarugas, ocasião em que houve o repasse dos dados do monitoramento de praia, bem como foi levantada a maior necessidade de capacitação, considerando gargalos como o desconhecimento acerca dos protocolos existentes, bem como restrições de pessoal e de equipamentos, pelos municípios, para realizar o monitoramento.
Confira postagem no Instagram do Centro TAMAR/ICMBio
Centro TAMAR/ICMBio
(71) 8174-8614 (Telefone com WhatsApp)