Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Peixes Rivulídeos Ameaçados de Extinção
DOCUMENTOS
Sumário Executivo |
Portaria do PAN |
Portaria de GAT |
Matriz de Planejamento |
Matriz de Monitoria |
Matriz de Avaliação |
VIGÊNCIA
2022-2027 (2º ciclo)
2013-2018 (1º ciclo)
RESUMO
O Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Peixes Rivulídeos Ameaçados de Extinção - PAN Rivulídeos, contempla 130 táxons nacionalmente ameaçados de extinção. Os rivulídeos, também conhecidos como peixes-das-núvens, ou peixes anuais, são sempre encontrados em ambientes aquáticos sazonais, que são formados durante as épocas chuvosas e podem permanecer secos por longos períodos.
O primeiro ciclo do PAN, vigente entre 2013 e 2018, buscou estabelecer mecanismos de proteção aos rivulídeos e anular a perda de hábitat das espécies focais do PAN. Atualmente, o plano encontra-se em seu segundo ciclo de gestão, com vigência até julho de 2027 e tem como objetivo consolidar e ampliar estratégias de conservação dos peixes rivulídeos ameaçados de extinção e dos seus ambientes, em cinco anos.
BIOMA
Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal
CENTROS RESPONSÁVEIS
PAINEL DE GESTÃO
PAINEL DE GESTÃO - 2023
PRODUTOS DO PAN
PRODUTOS DO 2º CICLO DO PAN
* As ações do PAN podem ser consultadas na Matriz de Planejamento.
CICLOS ANTERIORES
ANO
2013-2018 (1º ciclo)
RESUMO
O Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Peixes Rivulídeos Ameaçados de Extinção – PAN Rivulideos, tem como objetivo estabelecer mecanismos de proteção aos rivulídeos deste PAN e anular a perda de hábitat das espécies focais em cinco anos.
PRODUTOS DO PAN
PRODUTOS DO 1º CICLO DO PAN