Apresentação
O Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade - SALVE foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a gestão do processo de avaliação do risco de extinção coordenado e executado pelo ICMBio; o sistema possibilita também a organização das informações sobre a fauna avaliada.
Por meio do SALVE, é consolidada uma base de dados para o armazenamento e organização das informações sobre as espécies e como uma ferramenta de controle, acompanhamento e execução das diferentes etapas do processo, desde o início da compilação de dados sobre as espécies, passando pela sistematização das informações sobre os pesquisadores e instituições parceiras envolvidas, até a avaliação do risco de extinção das espécies e publicação dos resultados.
O SALVE é operado por servidores do ICMBio. Os parceiros, especialistas da comunidade científica, atuam incluindo e atualizando dados sobre as espécies avaliadas no banco de dados e auxiliando o processo por meio da organização, revisão e correção dessas informações, além de contribuírem no momento da avaliação do risco de extinção das espécies em oficinas específicas e posterior validação dos resultados.
Conheça a interface pública deste sistema, onde as informações de todas as espécies da fauna brasileira avaliadas são disponibilizadas.
Clique aqui e conheça mais sobre o SALVE e a fauna brasileira.