Desdobramento
O desdobramento da estratégia no ICMBIO é realizado em 3 (três) camadas, conforme ilustradas na figura abaixo. Na primeira camada, temos a Agenda Estratégica que contempla as iniciativas estratégicas prioritárias que serão operacionalizadas para permitir o alcance dos objetivos estabelecidos no mapa estratégico. Na segunda camada , temos o Painel de Contribuição, ferramenta que permite visualizar e identificar as iniciativas que as áreas buscarão desenvolver para o alcance dos objetivos estratégicos definidos no Mapa Estratégico e finalmente temos na terceira camada o Plano de Trabalho das Equipes que busca o alinhamento das políticas de gestão de pessoas com os objetivos estratégicos o qual se dará por meio da gestão por competências, visando impulsionar o desempenho individual e alavancar os resultados institucionais.
Agenda Estratégica
A Política de Gestão Estratégica – PGE - do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, instituida pela Portaria nº 768, de 08 de julho de 2020, é a declaração das intenções e diretrizes gerais do Instituto relacionadas à gestão estratégica. Ela baseia-se nos atributos e diretrizes adotadas pelo Planejamento Estratégico Integrado do Ministério do Meio Ambiente e suas Entidades Vinculadas, no qual o Instituto faz parte.
De acordo com a PGE, a Agenda Estratégica é o documento que estabelece as iniciativas (projetos ou planos de ação que viabilizam o alcance de objetivos) estratégicas prioritárias para o período de vigência do planejamento estratégico. A sua elaboração é organizada e coordenada pela Coordenação de Governança e Gestão Estratégica – CGOV, unidade subordinada ao Gabinete – GABIN, e estabelecida pelo Presidente do ICMBio, com apoio do Comitê Gestor. Assim, a agenda estratégica representa a primeira camada do desdobramento da estratégia e, junto aos demais atributos (ex: objetivos estratégicos, indicadores e metas estratégicas), serve como referencial a segunda camada do desdobramento da estratégia, onde a pactuação interna de resultados acontecerá por meio do painel de contribuição.
Veja abaixo sobre a Implementação das Iniciativas Estratégicas:
Portaria nº 1007, de 13 de outubro de 2020 que estabelece os projetos da Agenda Estratégica 2020/2021
Portaria nº 486, de 15 de junho de 2022 que estabelece os projetos da Agenda Estratégica 2022/2023
Painel de Contribuição
A Política de Gestão Estratégica – PGE do ICMBio apresenta o Painel de Contribuição como um mecanismo de gestão estratégica institucional, o qual representa o desdobramento da estratégia. O Painel de Contribuição visa assegurar na organização o alinhamento dos objetivos, metas e iniciativas do Instituto. Essa ferramenta registra, principalmente, as iniciativas de contribuição para o alcance dos objetivos estratégicos estabelecidos no Mapa Estratégico.
A adoção da prática da elaboração de um Painel de Contribuição é de fundamental importância para dar mais eficiência à nossa atuação e garantir que todo o Instituto esteja alinhado em relação à estratégia definida no Planejamento Estratégico Integrado - 2020/2023 e na Política de Gestão Estratégica do ICMBio. A utilização dessa ferramenta pode trazer benefícios além do alinhamento organizacional, como a comunicação da estratégia institucional, a formalização da execução da estratégia e também fomentar a cultura de tornar a estratégia um trabalho colaborativo e participativo.
A elaboração do Painel de Contribuição é organizada e coordenada pela Divisão de Planejamento Estratégico - DPE da Coordenação de Governança e Gestão Estratégica - CGOV e o seu estabelecimento é realizado pelo Presidente do ICMBio, com apoio do Comitê Gestor. Para melhor implementação dos Painéis, ela é estabelecida em dois momentos, sendo o primeiro com a construção dos Painéis nas Diretorias e nas Gerências Regionais e o segundo, nas Coordenações-Gerais, Coordenações e Centros de Pesquisas.
Acesse aqui o Manual e o Guia para construção do Painel de Contribuição.