Notícias
Pesquisador do Ibict ministra aula magna na UFPB
O pesquisador titular da Coepi-Ibict, Arthur Coelho Bezerra, apresentou a palestra “O regime de informação da era digital: novas tecnologias, velhas relações sociais” para alunos e professores da UFPB.
O pesquisador titular da Coordenação de Ensino e Pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Coepi-Ibict), Prof. Dr. Arthur Coelho Bezerra, apresentou a palestra “O regime de informação da era digital: novas tecnologias, velhas relações sociais” para alunos e professores da UFPB.
O evento marcou o início do semestre letivo de 2025 na Universidade.
Arthur Coelho Bezerra, que também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-Ibict), ministrou a aula magna do PPGCI da Universidade Federal da Paraíba. Na ocasião, abordou o conceito de regime de informação para analisar as novas e antigas características da era digital.
“Ao mesmo tempo em que somos inundados por novas tecnologias, a precarização do trabalho mediado por plataformas e a integração vertical das megacorporações de tecnologia, hoje organizadas como monopólios no ecossistema das redes digitais, revelam que toda essa novidade tecnológica está submetida a velhas relações sociais de exploração da mão de obra e concentração de riqueza”, explicou Arthur Coelho Bezerra.
Além da aula magna, o pesquisador ofereceu, ao longo da semana de abertura do semestre letivo, um curso condensado de 30 horas para estudantes de mestrado e doutorado do PPGCI da UFPB, intitulado “Dilemas éticos da era digital à luz da teoria crítica da informação”. A ementa abordou temas como vigilância de dados, mediação algorítmica, usos políticos e econômicos da inteligência artificial, desinformação, racismo algorítmico e colonialismo digital.
Arthur Coelho Bezerra destacou que “o curso foi uma oportunidade para debater com os estudantes os principais temas abordados no meu livro Miséria da informação: dilemas éticos da era digital, lançado na UFPB no ano passado. Muitos alunos estiveram presentes no lançamento, em 2024, e a leitura prévia dos capítulos tornou o diálogo mais qualificado e enriquecedor”.