Notícias
Ciência Aberta: vídeo apresenta o Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras (Diadorim)
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) acaba de lançar o primeiro vídeo da série "Produtos e serviços de Ciência Aberta”, disponível em seu canal no YouTube. A série tem como objetivo apresentar os produtos e serviços de Ciência Aberta do Ibict de forma acessível e rápida.
O vídeo de estreia destaca o Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras (Diadorim), um serviço criado e mantido pelo Ibict, sob a Coordenação de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica (CODIC).
O Diadorim reúne as políticas editoriais das revistas científicas brasileiras sobre armazenamento e acesso de seus artigos em repositórios digitais de acesso aberto. Com isso, o Diadorim fortalece o diálogo entre as duas principais vias do Movimento de Acesso Aberto (MAA), promovendo maior visibilidade e circulação da produção científica nacional.
Assim, o Diadorim se constitui como uma fonte de consulta importante para que autores e gestores de repositórios não descumpram o acordo de publicação estabelecido entre o autor e a revista, quando do arquivamento de artigos em repositórios institucionais.
Para além do Youtube, os vídeos estão sendo criados também para serem postados em formatos reels no Instagram, o que irá ocorrer de maneira colaborativa com a conta oficial do Instituto (@ibict) e com a conta Ciência Aberta Brasil (@cienciaabertabrasil).
“Os vídeos estão sendo criados com a finalidade de traduzir informações técnicas para uma linguagem mais leve e descontraída, buscando tornar o conteúdo mais acessível e convidativo. Com esse novo formato, esperamos ampliar o conhecimento sobre essas ferramentas e incentivar seu uso, contribuindo para o desenvolvimento científico e editorial e fortalecendo a cultura da Ciência Aberta no Brasil”, afirma Denise Andrade, bibliotecária e pesquisadora do Ibict.
Confira o vídeo: