Notícias
Ibict participa da 30ª Reunião Técnica do Latindex
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) esteve presente na 30ª Reunião Técnica do Sistema Regional de Información en línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex), que ocorreu nos dias 16 a 19 de setembro, em Madrid, na Espanha. O evento foi sediado pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), instituição espanhola de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico
Representando o Brasil, participaram da reunião técnica Bianca Amaro e Fhillipe Campos, que apresentaram aos demais membros da Rede o cenário das revistas científicas registradas no Latindex-Brasil e os avanços obtidos pelo Ibict no âmbito do Projeto de pesquisa CEOS IS, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento do Descentralized Archival Resource Key (dARK).
O Latindex é um sistema regional de registro e indexação de revistas científicas que abrange mais de 20 países da América Latina e da Ibero-América. A gestão do Latindex é feita de maneira descentralizada, onde cada país membro possui um Centro Nacional. O Ibict é representante do Brasil desde a criação do sistema, em 1997.
Dentre as inúmeras atividades da reunião, destacam-se também as participações nas Conferências de abertura “Inteligência artificial y revistas científicas (splicaciones técnicas y aspectos éticos)” e “Identificadores persistentes y el archivo permanente: Keepers Registry y Archival Resource”.
O evento reúne especialistas na gestão de publicações acadêmicas e científicas de toda a Iberoamérica, com o objetivo de fortalecer as práticas editoriais e de acesso à informação científica na região.
Durante a reunião, os representantes do Ibict tiveram a oportunidade de apresentar o Informe do Centro brasileiro, onde todas as atividades referentes ao Sistema Latindex realizadas pelo Ibict no último ano são compartilhadas com os representantes dos demais países.
“Participar das reuniões técnicas da rede Latindex é importante para o Ibict e para o Brasil, porque é uma oportunidade de compartilhar os avanços alcançados pelo Centro Brasileiro do Latindex aos países ibero-americanos. Foi também um meio para divulgar o projeto de identificadores persistentes dARK, coordenado pelo Ibict”, diz Bianca Amaro, Tecnologista da Coordenação-geral de Informação Científica e Técnica (CGIC) e atual coordenadora do Projeto CEOS IS.
Durante o evento, foram apresentadas as iniciativas criadas pelo Ibict em prol das revistas científicas brasileiras, com especial destaque para o Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras (Diadorim), o Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras (Miguilim) e o Portal brasileiro para as revistas científicas (Manuelzão).