Notícias
Ibict integra Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) agora faz parte do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF). O programa foi criado para enfrentar os efeitos negativos da desinformação, que comprometem a confiança pública na instituição e distorcem o significado de suas decisões. A desinformação representa um obstáculo ao pleno exercício de direitos fundamentais, além de afetar o acesso a informações precisas e comprometidas com a verdade.
Instituído pela Resolução n° 742 de 2021, o programa se alinha com a Constituição Federal de 1988 e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, promovendo o acesso responsável à informação e a coibição de conteúdos que incitem discriminação ou violência. Também observa as diretrizes do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção de Dados, com foco no uso adequado de tecnologias digitais para combater os efeitos da desinformação.
O diretor do Ibict, Tiago Braga, destacou a importância da participação do instituto: "O programa de combate à desinformação do STF visa validar que a sociedade não seja consumida por processos desinformativos. O Ibict participa, tendo em vista sua missão institucional de oferecer sistemas de apoio informacional para o desenvolvimento do país. A desinformação é a antítese de tudo o que o Ibict representa", afirmou. O instituto se coloca à disposição para colaborar com as demais instituições parceiras, oferecendo ferramentas e recursos que possam auxiliar no enfrentamento desse desafio.
Ibict tem outros projetos de combate à desinformação
O Ibict desenvolve diversos programas focados na promoção da integridade da informação, reunidos na Rede Minerva. A iniciativa visa acompanhar o debate público digital e combater a desinformação. Entre os projetos estão o Baobá, o DNA e o Poliedro da Ciência, além de iniciativas já consolidadas, como o Canal Ciência e o Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr), essenciais para a disseminação de informação científica confiável.