Notícias
Confira o vídeo do "Seminário Online sobre chatbots e assistentes virtuais em bibliotecas"
Print da tela de transmissão ao vivo com o professor Bruno Costa e o mediador do encontro Washington Segundo
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promoveram, no dia 20 de setembro de 2024, o "Seminário Online sobre chatbots e assistentes virtuais em bibliotecas", primeiro encontro de uma série de seminários online sobre Inteligência Artificial.
Na abertura do encontro, o presidente da FBN, Marco Lucchesi, destacou a importância da parceria entre as instituições e afirmou que a presença da inteligência artificial nas bibliotecas irá ocupar inúmeros espaços transversalmente. "A questão é como lidar, do ponto de vista ético, com o algoritmo, como fazer com que o arcabouço e a exploração do universo bibliográfico encontrem uma relação apaziguada entre uma ordem de precedência do algoritmo e uma ordem alfabética dessa mesma massa de conhecimento", disse.
Tiago Braga, diretor do Ibict, falou da informação como matéria-prima para o desenvolvimento nacional. "Sabemos que a informação sempre foi a base para o avanço social e agora, numa perspectiva mais sistêmica do que entendemos por desenvolvimento, tanto nos aspectos sociais, econômicos e ambientais, a informação é o elo de ligação e o agente que permite que essa compreensão sistêmica nos indique caminhos para um mundo mais igualitário", afirmou.
O professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e pesquisador do Ibict, Bruno Costa, refletiu sobre os conceitos de chatbots, assistentes virtuais e outros aspectos da inteligência artificial. Segundo o professor, chatbot é um programa de computador que interage com usuários por meio de linguagem natural projetado para fornecer informações, responder perguntas ou executar tarefas específicas e relativamente simples. Já os assistentes virtuais são programas que executam tarefas mais complexas, muitas vezes adaptando-se ao contexto e aprendendo com as interações anteriores.
Em seguida, o professor apresentou exemplos práticos desses programas que estão presentes no cotidiano e destacou projetos como o Pinakes, cujo objetivo é reestruturar os serviços bibliográficos tradicionais oferecidos pelo Ibict, que incluem o Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), o Bibliodata e o Programa de Comutação Bibliográfica (Comut); e a NICE, uma IA generativa desenvolvida pelo Núcleo de Inteligência Artificial do Ibict, em parceria com o Canal Ciência, que possibilita a troca de ideias com importantes pesquisadores e cientistas brasileiros, os Notáveis da Ciência.
Para assistir ao vídeo completo do Seminário, acesse o canal da FBN no YouTube.