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Primeiro webinário do INCC aponta os “Desafios da Ciência Cidadã” no Brasil
No último dia 30 de outubro, o primeiro webinário do ciclo “Diálogos em Ciência Cidadã”, promovido pelo Instituto Nacional de Ciência Cidadã (INCC), foi ao ar. Tratando dos “Desafios da Ciência Cidadã”, o evento contou com a presença das pesquisadoras: Sarita Albagli (IBICT), Natalia Ghilardi (UFABC), Blande Viana (UFBA) e Vanessa Jorge (Fiocruz).
Sarita Albagli, que coordena o INCC, abriu o evento afirmando que “além de pesquisar, a intenção é que o INCC seja um instrumento de intervenção e promoção de iniciativas de ciência cidadã”. Outro desafio importante, segundo Sarita, é o diálogo entre diferentes tipos de saberes e entre as diversas áreas do conhecimento. "Quando estamos pensando em validar aqueles que produzem conhecimento na sociedade, é necessário levar em conta que os grupos sociais querem ser protagonistas desses saberes”, afirma.
Além disso, Sarita destacou que um dos objetivos do INCC, projeto que tem duração de cinco anos, é o fortalecimento institucional do campo da ciência cidadã no Brasil, especialmente a Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC) e a plataforma Civis, que irá hospedar e disponibilizar, com acesso aberto, os materiais produzidos pelo projeto do INCC.
Outro ponto discutido pelas pesquisadoras foi o engajamento social nos projetos de ciência cidadã. Segundo a professora Blandina Viana, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenadora da Linha 2 – Coprodução e Engajamento Social em Ciência Cidadã, é importante entender as motivações que fazem as pessoas se engajarem nessas iniciativas. Por isso, o INCC conduz dois estudos sobre a forma das pessoas se engajarem em projetos de ciência cidadã. Outro desafio, segundo ela, é fomentar a coprodução de conhecimento entre atores sociais e acadêmicos.
Na Linha 4 – Formação e Educação, um objetivo do INCC é o mapeamento dos temas de interesse da sociedade em ciência, afirmou a professora Natalia Ghilardi da Universidade Federal do ABC (UFABC) e vice-coordenadora do INCC. “O Brasil ainda não dispõe de um levantamento de temas de interesse em ciência. Esse será um dos desafios do INCC, produzir a pesquisa que mapeia esses temas, além dos projetos que ofertam processos formativos. A partir daí, será elaborada uma formação do INCC”.
A pesquisadora também chamou a atenção para a diversidade de interesses que as pessoas podem ter na área de ciência cidadã e como isso precisa ser considerado no momento de propor um processo de formação. "Para propor um processo formativo em ciência cidadã, é preciso levar em conta uma grande variedade de pessoas com potencial interesse.”
A divulgação dos resultados das pesquisas de ciência cidadã é também crucial, como destacado pela pesquisadora Vanessa Jorge da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coordenadora da Linha 3 – Governança, Avaliação e Protocolos. Segundo a pesquisadora, na área de saúde, por exemplo, as pessoas têm de saber quais os benefícios que terão ao participar e, muitas vezes, ceder dados e informações para os cientistas. “Entender os mecanismos de governança da ciência cidadã será um dos desafios para o INCC, desse modo vamos observar os detalhes que precisam ser observados na construção dos projetos e como eles podem ser sustentáveis”.
O próximo webinário do INCC está agendado para o dia 26 de novembro e terá como tema as questões jurídicas relacionadas aos dados em Ciência Cidadã, como destacou Sarita.“O próximo webinar do INCC vai tratar do arcabouço jurídico para os projetos em ciência cidadã. Esse é um campo fundamental pois aborda os aspectos da ciência aberta e, também, das novidades da inteligência artificial”.
O ciclo de webinários “Diálogos em Ciência Cidadã” é promovido pelo INCC, cuja instituição executora é o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e tem a parceria da Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC). O INCC conta com o apoio financeiro da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O evento está disponível na íntegra, no canal do YouTube do INCC:
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