Notícias
CBBD 2024
Pesquisador do Ibict profere palestra sobre dilemas éticos na era digital
Nesta quarta-feira (27), o pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professor titular do PPGCI/Ibict-UFRJ, Arthur Coelho Bezerra, realizou a conferência “Dilemas éticos na era digital”, na programação do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD). A 30ª edição do evento acontece de 25 a 29 de novembro, em Recife (PE).
Durante a palestra, Arthur Coelho Bezerra apresentou as temáticas presentes na obra “Miséria da informação: dilemas éticos da era digital”, livro de sua autoria lançado em 2024. “Esse livro é uma espécie de sobrevoo analítico por diversos dilemas éticos da nossa era digital, que são resultados de uma série de contradições que a gente percebe no atual ecossistema informacional”, diz o autor.
Dentre esses dilemas, o pesquisador reflete sobre contradições como a conexão ampliada e o isolamento individual, a fragmentação da esfera públicas pelas redes sociais, a inteligência artificial e o conhecimento humano, a aceleração tecnológica e a falta de tempo livre, a flexibilização e precarização do trabalho, a liberdade de expressão que dá asa ao discurso de ódio, o acesso à informação e o obscurantismo negacionista, e a sociedade da hiperinformação que inaugura a era da desinformação.
O livro está dividido em 10 capítulos, e durante a palestra, Coelho Bezerra abordou as temáticas presentes em cada capítulo, que refletem, de forma crítica, formas dominantes de produção, circulação e consumo de informação. “Hoje toda experiência humana gera dados”, diz.
Para o pesquisador, o atual cenário informacional favorece fenômenos como a desinformação, o discurso de ódio e o negacionismo científico. “Desinformação sempre houve. A questão é que hoje a desinformação é digital e apoiada em rede”, conta Coelho Bezerra.
Entre os fatores que ampliam a desinformação, o pesquisador cita a mediação algorítmica de grandes plataformas, o uso de dados pessoais para fins comerciais, o input inadequado de modelos de linguagem da inteligência artificial e a falta de competências informacionais de usuários. Por fim, ele abordou o conceito de “colonialismo de dados”, em que países do Sul global utilizam recursos naturais e matéria-prima para a produção de tecnologias de grandes infraestruturas informacionais e de dados.
“Esses diversos dilemas éticos da era digital precisam ser conhecidos. Precisamos conhecer a realidade para transformá-la e se engajar em ações pelo uso ético das redes e pelo desenvolvimento tecnológico de software e de hardware da estrutura tecnológica, pra que a gente possa ser um país mais soberano tecnologicamente e para que nós, como indivíduos, possamos ter uma internet mais autônoma e livre, fazer nossas escolhas de forma mais consciente”, acredita Coelho Bezerra.
Agenda de lançamentos do livro
Durante a programação do CBBD, foi realizado o lançamento do livro, em sessão de autógrafos para o público. A obra “Miséria da informação: dilemas éticos da era digital” conta com financiamento do Programa de Auxílio a Editoração da Faperj. Este ano, o autor segue uma extensa agenda de lançamento do livro em eventos acadêmicos, que inclui as cidades de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Vitória e Aracaju. Para mais informações, acesse o site: http://escritos.ibict.br/