Notícias
Aluna do PPGCI-IBICT/UFRJ ganha prêmio de melhor dissertação de mestrado acadêmico em Ciência da Informação
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI-IBICT/UFRJ é destaque em premiação do 24º Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (Enancib), realizado em Vitória, entre os dias 4 a 8 de novembro, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Durante o Enancib, a Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (Ancib) realizou as premiações do Prêmio Ancib,que reconhece mestres(as) e doutores(as) cujas dissertações e teses, aprovadas em instituições brasileiras tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento da área. A cerimônia foi realizada na última quarta-feira (6), durante a sessão de assembleia.
A bibliotecária e pesquisadora Natasha Coutinho foi agraciada com o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação do Brasil no Prêmio Ancib de Dissertações 2024. A mestra é egressa do PPGCI-IBICT/UFRJ e foi orientada pela professora Regina Maria Marteleto.
Na premiação, concorrem teses de doutorado e dissertações de mestrado acadêmico e mestrado profissional que foram aprovadas no ano de 2023 e que tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento da área.
Em sua dissertação, intitulada “Redes sociais, mediação e práticas de informação: o Grupo de Apoio a Mães de Autistas de Maricá, RJ (GAMAM)”, Natasha teve como objetivo compreender como os processos de mediação, as interações e as práticas de informação do grupo se organizam para apoiar, construir conhecimentos, promover a cidadania das mães que compõem o Grupo e para favorecer o acesso ao tratamento, cuidado e inclusão dos autistas do município de Maricá.
Após receber a premiação, Nastaha Coutinho conta que ficou muito emocionada. "Quando recebi a notícia, eu fiquei muito emocionada. Comecei a chorar e corri para contar as boas novas para minha mãe, que me acompanhou durante todo o processo. O mestrado pra mim foi muito desafiador, especialmente porque eu sou uma pessoa que se cobra demais, então o prêmio veio como mais uma confirmação de que eu sou uma pesquisadora capaz e de que eu preciso confiar mais em mim. Estou muito feliz e realizada", diz.
Em relação à temática, Natasha acredita que seu trabalho possa trazer maior visibilidade para o GAMAM e suas ações e um olhar mais empático para as mães que precisam constantemente lidar com os desafios de ter um filho no espectro autista e lutar pela garantia dos seus direitos. "Ao demonstrar a força que essas mulheres adquirem ao se organizarem em redes, espero que o GAMAM possa inspirar a formação de novos grupos de apoio e luta",afirma.
A pesquisadora aponta que seu trabalho contribui para o avanço das temáticas da inclusão social no campo da Ciência da Informação. "Acredito que a contribuição principal esteja no fato de a dissertação destacar a centralidade de pensar a informação enquanto um elemento de ação social para a transformação da realidade, colocando em pauta a importância das práticas de informação e dos processos de mediação para a construção do conhecimento e da cidadania. Além disso, trouxe um referencial teórico robusto, em especial no que diz respeito ao Transtorno do Espectro Autista e sua inserção em dispositivos info-comunicacionais , como o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, enfatizando a estreita relação entre informação e saúde".
Confira a lista de todos os vencedores do Prêmio Ancib 2024.
Categoria Dissertação Mestrado Acadêmico - primeiro lugar
Título: Redes sociais, mediação e práticas de informação: o Grupo de Apoio a Mães de Autistas de Maricá, RJ (GAMAM)
Autoria: Natasha Coutinho Revoredo Ribeiro
Orientação: Profª. Drª. Regina Maria Marteleto
PPGCI: PPGCI/IBICT/UFRJ
Categoria Dissertação Mestrado Acadêmico - segundo lugar
Título:Maria Beatriz Barbosa de Souza: na gira da vida de Mãe Beata
Autoria: Karina Ceci de Sousa Holmes
Orientação: Profª. Drª.Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira
PPGCI: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Categoria Dissertação Mestrado Profissional - primeiro lugar
Título: Paiol da informação: um lugar de memória para preservar os saberes e fazeres da gastronomia de Limeira, Biguaçu (SC)
Autoria: Rosiane Maria
Orientação: Prof. Dr. Jorge Moisés Kroll do Prado
PPGCI: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Categoria Dissertação Mestrado Profissional - segundo lugar
Título: Catalogação de tecidos - a representação da informação da teciteca da Universidade Federal do Piauí
Autoria: Francisca Carine Farias Costa
Orientação: Profª. Drª.Gracy Kelli Martins
PPGCI: Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Categoria Dissertação Tese de Doutorado - primeiro lugar
Título: Teoria crítica da informação: teoria crítica em Ciência da Informação no caminho da Escola de Frankfurt
Autoria: Anderson Victor Barbosa Cavalcante
Orientação: Prof. Dr. Edivanio Duarte de Souza
PPGCI: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Categoria Tese de Doutorado - segundo lugar
Título: A construção de tesauros em contextos de complexidade cultural, social e política: uma proposta para Justiça de Transição
Autoria: Pablo Gomes
Orientação: Profa. Dra. Maria Guiomar da Cunha Frota
PPGCI: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)