Notícias
10 anos da Rede DRÍADE: Linha de pesquisa “Preservação Digital da Memória Indígena”
Em alusão aos 10 anos de atuação da Rede de Estudos e Práticas em Preservação Digital - DRÍADE, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) preparou uma série de textos para apresentar cada uma das linhas de pesquisa e grupos de estudo. No texto de hoje, apresentamos a Linha de pesquisa “Preservação Digital da Memória Indígena”.
Liderada pela pesquisadora Kadidja Valéria Reginaldo de Oliveira, a linha tem por objetivo promover ações para a preservação digital da memória indígena, abordando os processos de inventário, coleta, tratamento, armazenamento e acesso aos objetos digitais relacionados aos povos indígenas.
“Discutimos temas como a importância da preservação cultural em ambiente digital e a utilização de tecnologias digitais para manter essa herança acessível. Nossa visão é assegurar que as futuras gerações tenham acesso a esse importante patrimônio cultural. Para isso, promovemos o letramento informacional, a capacitação em preservação digital e o aprendizado coletivo em parceria com a comunidade da Rede Dríade”, explicou a líder do grupo.
Kadidja Valéria Reginaldo de Oliveira é mestra e doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Arquivologia pela UnB (2016) e em Administração de Sistemas de Informações pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2006). Tem pós-graduação em Tecnologia de Redes de Computadores com certificação CISCO (UNEB, 2008) e em Tecnologias Educacionais - E-Learning (IFPR, 2016). Possui experiência em docência e coordenação de cursos no ensino superior, além de atuar como pesquisadora em preservação audiovisual, preservação digital e em patrimônio cultural.
Participantes da Linha: Alice da Silva dos Santos, Emanuelle Torino, Flor de María Silvestre, Igor Ferrer, Jarluzia Tapuya, Kadidja Valéria Reginaldo de Oliveira (líder), Laura Abreu Sales e Ligia Patricia Torino.
Para saber mais detalhes, conhecer os outros grupos e obter informações sobre como participar da Rede Dríade, clique aqui.