Notícias
Sugestão de Leitura: Novo volume da Revista P2P & INOVAÇÃO é publicado
O volume 10, número 2, de 2024, da Revista P2P & INOVAÇÃO, tem apresentação dos pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Clóvis Ricardo Montenegro de Lima e Rose Marie Santini.
A revista é vinculada ao Grupo de Pesquisa Economias Colaborativas e Produção P2P do Brasil do Ibict e ao Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab.UFRJ).
A edição está dividida em seis categorias de forma a classificar os principais temas abordados pelos artigos e facilitar a recuperação da informação por seus leitores.
Na categoria Inovação, quatro artigos foram publicados: (1) Perspectiva Sociotécnica: uma análise dos papéis do estado e o modo de governança nas políticas municipais de CT&I; (2) Inovação Digital e Internacionalização do Negócio: estudo de caso em uma empresa de cintas modeladoras Linfodreaening; (3) Inovações Tecnológicas e os seus impactos na transformação do Governo Digital; e (4) A necessidade de decolonizar o termo inovação.
Na categoria Estudos Organizacionais, cinco artigos foram publicados: (1) Aplicação do modelo de gestão do conhecimento de nonaka e takeuchi para a transferência de know-how em universidades federais; (2) O motor da inovação no setor metalomecânico; (3) Manuais de normalização para trabalhos acadêmicos: difusão das normas brasileiras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT em instituições de ensino superior; (4) Divisão sexual do trabalho doméstico acadêmico: o caso de uma universidade pública no sul do Brasil; e (5) Recursos infocomunicacionais para aprendizagem organizacional: uma revisão crítica, de Márcio da Silva Finamor e Davi Jose de Souza da Silva.
Na categoria Sustentabilidade, quatro artigos foram publicados: (1) Evolução tecnológica dos veículos elétricos: uma perspectiva a partir das patentes de sistemas de armazenamento de energia; (2) A percepção da população de cascavel quanto aos indicadores de sustentabilidade: uma análise a partir do prêmio Cidade Excelentes; (3) Bioeconomia biotecnológica na Amazônia ocidental: uma análise dos projetos do Programa Prioritário de Bioeconomia; e (4) Integração estratégica entre modelos de governança baseados em esg e tecnologias de cidades inteligentes: uma matriz conceitual para fomentar a participação cidadã e avançar a agenda de sustentabilidade ambiental.
Na categoria Estudos da Informação, três artigos foram publicados: (1) Práticas ágeis no setor público: estrutura de governança do acordo de reparação de Brumadinho à luz do framework Scrum; (2) Mediações na rede de bibliotecas do Ministério Público Federal: desafios e práticas; e (3) Gestão do Conhecimento nas e para as disciplinas: interdisciplinaridades.
Na categoria Tecnologias Digitais, dois artigos foram publicados: (1) Desvendando a transformação digital: empresárias gaúchas e o programa "Agentes Locais de Inovação" do SEBRAE; e o (2) Uso de dados para subsidiar a transformação digital das atividades ofertadas pelo Compaz Ariano Suassuna.
Na categoria Regulação e Governança, três artigos foram publicados: (1) Lei geral de proteção de dados e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul: questões pontuais sob a ótica do regime de informação; (2) Competência em informação para inserção da LGPD nas organizações e a (3) Lei de acesso à informação nos canais de informação online da Universidade Federal da Paraíba: uma análise a partir do Guia de Transparência Ativa da União.
Saiba mais sobre a Revista P2P & INOVAÇÃO - Informação e Plataformas Digitais
O periódico tem como missão oferecer espaço de apresentação de experiências, reflexão e debate sobre o processo de produção, disseminação e uso de informação em redes peer-to-peer, gestão da informação e governança em plataformas digitais, tendo em vista especialmente as inovações tecnológicas e seus impactos nos âmbitos ambiental, cultural, político e econômico. Além disso, a revista está aberta a temáticas e abordagens teóricas e metodológicas inovadoras sobre as tecnologias digitais e suas consequências sociais, econômicas e ambientais.
A Revista P2P & INOVAÇÃO - Informação e Plataformas Digitais (P2P & I2PD) é uma publicação com recebimento de submissões em fluxo contínuo, sendo que após o artigo ser aceito, ele é editado e publicado rapidamente. Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Rose Marie Santini, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) são os editores-chefes responsáveis pela coordenação do processo de avaliação do conteúdo científico, supervisionando tanto a equipe de editores (assistente, associado e ad hoc), quanto à equipe técnica, além de gerenciar o fluxo editorial das submissões e publicações.
Mais informações sobre a nova edição da revista consultar o link: https://revista.ibict.br/p2p