Notícias
Revista Brasileira de Preservação Digital é destaque no site do ISTEC
O site do Consórcio Ibero-Americano para a Educação em Ciência e Tecnologia (ISTEC) destacou, em uma notícia, a Revista Brasileira de Preservação Digital (RBPD). O periódico é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Grupo de Pesquisa ‘Estudos e Práticas de Preservação Digital’ do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por meio da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana).
A notícia enfatiza um convite ao público: “No âmbito do acordo de colaboração existente entre a Rede Cariniana e o Consórcio Ibero-Americano de Educação em Ciência e Tecnologia (ISTEC), convidamos você a conhecer, ler e assinar a Revista Brasileira de Preservação Digital – RBPD”. A publicação tem impacto internacional e de elevado nível acadêmico com foco na preservação de conteúdos digitais a partir de uma ampla variedade de perspectivas, incluindo tecnológicas, sociais, econômicas, políticas e do utilizador.
O objetivo da revista é proporcionar um foro oportuno para artigos arbitrados, notícias e notas de campo de todo mundo. Além dos artigos arbitrados, incluem-se artigos convidados, editoriais e documentos de posição. RBPD está aberta ao envio de artigos e pesquisas de qualquer pessoa ou organização se estes respondem aos critérios descritos, nos idiomas em português, inglês e espanhol. Seu público-alvo é multidisciplinar, ou seja, bibliotecários, arquivistas, profissionais do museu, outros profissionais do patrimônio cultural e educadores.
A Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Ibict é associada do Consórcio Ibero-Americano para a Educação em Ciência e Tecnologia (ISTEC) desde 2022. Além disso, o coordenador da Cariniana, Miguel Arellano é de Membro Ilustre do Conselho de Administração do Consórcio, uma entidade sem fins lucrativos composta por organizações educacionais, de pesquisa, industriais e multilaterais das Américas e da Península Ibérica, cujo papel é fomentar uma rede que promove confiança, cooperação e integração entre academia, governo, indústria e sociedade, fortalecendo a responsabilidade social como um valor comum a ser compartilhado na região.
Clique aqui para ler a notícia completa publicada no site do ISTEC.