Notícias
A biblioteca do Ibict será reaberta no dia 15 de abril de 2024
A Biblioteca “Lydia de Queiroz Sambaquy” do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em homenagem a bibliotecária “Lydia de Queiroz Sambaquy”, será reaberta no dia 15 de abril de 2024.
A Biblioteca “Lydia de Queiroz Sambaquy” do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em homenagem a bibliotecária “Lydia de Queiroz Sambaquy”, será reaberta no dia 15 de abril de 2024.
A informação foi dada pela coordenadora de Serviços Bibliográficos da instituição (COBIB/Ibict), Ana Carolina Simionato Arakaki, e faz parte das comemorações em homenagem aos 70 anos do Ibict, completados em fevereiro desse ano.
A partir de outubro, com a nomeação da nova coordenadora e a formação da nova equipe, foram desenvolvidos documentos normativos para orientar o funcionamento da biblioteca, abordando questões como o desenvolvimento de coleções, políticas de segurança e diretrizes de uso do acervo.
Ana Carolina Simionato Arakaki explicou que desde 2016 a biblioteca estava fechada ao público, devido às dificuldades institucionais e logo após o período de pandemia, iniciou-se um processo de reestruturação, que incluiu a organização do catálogo e um inventário completo do acervo, com mais de 40.267 mil itens.
De acordo com Ana Carolina Simionato Arakaki, a equipe da COBIB participou de todos os processos de reestruturação, incluindo a alteração do layout, a retirada de alguns itens do acervo e o trabalho de higienização e manutenção de todos os itens do acervo.
“A expectativa da equipe da COBIB é grande para receber o público, incluindo alunos, professores e pesquisadores de Ciência da Informação, além de retomar o atendimento aos usuários internos que já demonstraram interesse mesmo antes da reabertura”, ressaltou Ana Carolina Simionato Arakaki.
Confira os serviços e produtos que a Biblioteca “Lydia de Queiroz Sambaquy” oferecerá:
- Consulta ao acervo em geral in loco;
- Consultas on-line ao acervo;
- Orientações de pesquisa, consulta a bancos de dados e base de dados de pesquisa;
- Levantamentos bibliográficos utilizando fontes de informações disponíveis no acervo da Biblioteca e de instituições vinculadas;
- Atendimento aos usuários de maneira presencial e remota, mediante agendamento prévio;
- Catalogação na publicação – fichas catalográficas ao Ibict;
- Reserva de material bibliográfico, passível do serviço de empréstimo domiciliar;
- Renovação de material bibliográfico;
- Treinamento ao usuário para utilização de bases de dados e do acervo, mediante agendamento prévio ou conforme demanda;
- Orientação sobre normalização de trabalhos acadêmicos, conforme ABNT;
- Acesso ao Portal de Periódicos da Capes e outras bases de pesquisa;
- Acesso à rede mundial de computadores via wireless e computadores para usuários;
- Orientações na elaboração de Currículo Lattes;
- Utilização do Serviço COMUT (Comutação Bibliográfica);
- Visita orientada, mediante agendamento prévio;
- Elaboração de plano de gestão de dados para fundações de apoio à pesquisa;
- Gerenciamento de informações da produção técnico-científico do Ibict;
- Repositórios digitais do Ibict: Aleia e RIDI;
- Portal do Livro Aberto em Ciência, Tecnologia e Inovação;
A coordenadora da COBIB lembrou que a reabertura da biblioteca contará com outras novidades, incluindo a adoção do software livre Koha para o gerenciamento da biblioteca e a catalogação com o Resource Description and Access (RDA).
Para ter acesso ao catálogo da biblioteca, clique em: https://catalogo.biblioteca.ibict.br/
A partir do dia 15 de abril, a Biblioteca “Lydia de Queiroz Sambaquy” estará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no 1º andar do Ibict, no endereço: SAUS Quadra 5 Lote 6 Bloco H, em Brasília (DF).