Notícias
Secretária-geral da Research Data Alliance visita Ibict
A secretária-geral da Research Data Alliance (RDA), Hilary Hanahoe, visitou o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para uma série de encontros com profissionais da informação.
A Research Data Alliance é uma organização internacional que busca construir pontes técnicas e sociais para a partilha de dados e sustenta-se numa visão em que os dados são partilhados livremente cruzando tecnologias, disciplinas e países, para responder aos desafios da sociedade. “A gente não está construindo uma infraestrutura global de dados, mas sim, pontes para conectar diferentes coisas e que possam fazer com que se chegue ao outro lado de forma mais fácil”, diz Hilary Hanahoe.
A visita ao Brasil faz parte de uma série de viagens de Hilary Hanahoe a países latino-americanos membros da Rede LA Referencia. O principal objetivo é discutir como a RDA pode apoiar os profissionais de informação, assim como os financiadores e gestores de políticas públicas para a Ciência Aberta e Gestão de Dados de Pesquisa na América Latina.
No dia 13 de maio, Hilary visitou o Ibict no Rio de Janeiro (RJ) e realizou uma apresentação sobre a RDA, com vistas a discutir possíveis parcerias e ampliar a atuação da aliança no Brasil. Na ocasião, foi recebida por Fábio Castro Gouveia, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI - IBICT/UFRJ. O encontro também contou a apresentação do Núcleo de Dados de Pesquisa da Rede Brasileira de Repositórios Digitais, realizada por Bianca Amaro, tecnologista atuante na Coordenação-geral de Informação Científica e Técnica do (CGIC) e membro da RDA no Brasil.
Já no dia 14, a secretária-geral esteve em Brasília (DF) e visitou a sede do Ibict para uma agenda institucional e governamental. Pela manhã, ela realizou um encontro com o público para apresentar o escopo de atuação da aliança e como se envolver com a comunidade. A palestra teve transmissão ao vivo pelo canal do Ibict no Youtube. Clique aqui para assistir.
Ao final da visita, Hillary participou de uma reunião com a Diretoria do Ibict, na qual foram apresentados os principais projetos e linhas de atuação do instituto em relação a dados abertos. Uma das pautas discutidas foram os desafios e soluções de gerenciamento de dados para instituições de ensino e pesquisa.
Participaram do encontro: Tiago Braga, diretor do Ibict; Washington Segundo, coordenador-geral de Informação Científica e Técnica (CGIC); Bianca Amaro, tecnologista da CGIC; Hugo Valadores, coordenador-geral de Tecnologias de informação e informática; Patricia Rocha Bello Bertin, da Embrapa; Ana Carolina Arakaki, coordenadora de Serviços Bibliográficos; Tatyane Guedes, Janinne Barcelos e Fhillipe Campos, pesquisadores da CGIC; e Waldemar Moraes, Coordenador da Seção de Relações Internacionais.
Para Bianca Amaro, a visita da secretária-geral Hilary Hanahoe foi muito positiva para o Ibict e abre novas possibilidades de parcerias.“Essa visita apresenta todas as possibilidades de ação conjunta não somente com o instituto, mas com o Brasil como um todo. É fundamental que nós estejamos sempre alinhados com práticas colaborativas relacionadas com a ciência aberta e nesse caso com os dados abertos de pesquisa”, frisou Bianca Amaro.