Notícias
Ibict debate gestão da ciência em encontro internacional da Fiocruz Paraná
Nos dias 21 a 23 de maio, a Fiocruz Paraná promove o II Encontro Internacional em Gestão da Ciência: abrangência, desafios e oportunidades, com foco na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Realizado em Curitiba, de forma híbrida, o evento debate diretrizes, conceitos e ferramentas que podem ser empregados na construção de uma visão moderna da gestão da pesquisa e da inovação.
No dia 21 de maio, Bianca Amaro, tecnologista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), compôs a mesa de debate intitulada “Avaliação multidimensional da ciência: novos indicadores de qualidade em pesquisa e inovação e seus desafios”.
“Foi uma excelente oportunidade para apresentar e discutir com os gestores de pesquisa as iniciativas internacionais relacionadas com iniciativas que propõem princípios e compromissos, que visam mudanças estruturais na forma de avaliar os pesquisadores”, aponta Bianca.
A avaliação multidimensional da ciência busca ir além dos indicadores tradicionais, como fator de impacto e número de citações, para avaliar a pesquisa e a inovação de forma mais abrangente e holística. Ao considerar diversos aspectos da produção científica, essa abordagem pode ajudar a identificar pesquisas com maior potencial de impacto positivo na sociedade e no avanço do conhecimento.
O evento é voltado para estudantes e profissionais envolvidos em atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão e inovação de universidades, Institutos de Ciência e Tecnologia e empresas. Toda iniciativa é apoiada pela CAPES e Fundação Araucária.
Saiba mais em https://www.icc.fiocruz.br/eigc/