Notícias
Nota de pesar!
Ex-diretor do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, o engenheiro Doutor Jorge Vicente Lopes da Silva.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) expressa o profundo pesar com a notícia do falecimento do ex-diretor do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, o engenheiro Doutor Jorge Vicente Lopes da Silva, no dia 10 de Junho de 2024. Um profissional exemplar que participou do último Comitê de Busca para seleção de novo diretor para o Ibict.
Doutor pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Engenharia Elétrica e Computação pela UNICAMP e Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Foi Pesquisador Visitante no Instituto de Automática Industrial, Espanha. Também foi professor do Curso de Especialização em Engenharia Mecânica da Universidade Metodista de Piracicaba, além de professor do curso de especialização em Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas.
Como pesquisador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI, desde 1988, desenvolveu trabalhos nas áreas de automação industrial e robótica com participação em projetos com empresas. Foi professor do laboratório de robótica da Escola Brasil-Argentina de Informática (EBAI). Criou e coordenou o Núcleo de Tecnologias Tridimensionais - NT3D do CTI (Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC) dentro da qual foram desenvolvidos três grandes programas de P,D&I em impressão 3D (manufatura aditiva) direcionados para três setores da atividade. Esses programas são: (1) ProMED (saúde/medicina) que colabora com mais de 300 hospitais do país, apoiado pelo Ministério da Saúde e atua nas áreas de desenvolvimento de software 3D para imagens médicas e planejamento cirúrgico virtual, bioengenharia e biofabricação; (2) ProIND (indústria), com foco nas pequenas e médias empresas para desenvolvimento de produtos, desenvolve projetos de pesquisa com empresas como a Petrobras; e (3) ProEXP que colabora com universidade e centros de pesquisa na inovação e viabilização de experimentos científicos.
Atuou em comitês técnicos de agências governamentais, corpo científico de alguns periódicos e dezenas de congressos, revisor de vários periódicos internacionais, além de ministrar palestras e cursos em Hospitais, conferências nacionais e internacionais, universidades e órgãos de classe, em especial, sobre a área de tecnologias 3D. O NT3D/CTI, sob sua coordenação, atua como um laboratório aberto e colabora na formação de recursos humanos apoiando trabalhos de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento, com mais de 200 teses apoiadas de universidades nacionais e do exterior.
Expressamos nossas mais sinceras condolências à família, aos amigos e servidores do CTI.
Respeitosamente,
Tiago Emmanuel Nunes Braga
Diretor do Ibict