Notícias
Miséria da Informação: dilemas éticos da era digital será lançado amanhã na Casa Porto
O livro “Miséria da informação: dilemas éticos da era digital”, do pesquisador da COEPI-Ibict, Arthur Coelho Bezerra, será lançado nesta quinta-feira (18/7), na Casa Porto, na zona portuária do Rio de Janeiro (RJ).
O livro “Miséria da informação: dilemas éticos da era digital”, do pesquisador da Coordenação de Ensino e Pesquisa (COEPI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Arthur Coelho Bezerra, será lançado nesta quinta-feira (18/7), na Casa Porto, na zona portuária do Rio de Janeiro (RJ). Em Brasília, o lançamento acontecerá no dia 31 de julho, na livraria Sebinho, durante a semana da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).
O livro já foi lançado nas Universidades de Lisboa e Coimbra, no mês de julho de 2024, em dois eventos científicos, sendo eles o XIV Encontro Edicic (Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe) e o VIII Media Ethics Conference. Os encontros foram realizados, respectivamente, nas faculdades de letras da Universidades de Lisboa e da Universidade de Coimbra. O filósofo uruguaio Rafael Capurro, que integra o Comitê Científico do livro, esteve presente ao lançamento em Coimbra.
Além do lançamento do livro, Arthur Bezerra participou como pesquisador dos eventos e apresentou trabalhos acadêmicos em ambos. “As pesquisas que fui apresentar em Portugal, uma sobre a mediação da informação por algoritmos nas redes digitais (no EDICIC) e a outra sobre os dilemas éticos da inteligência artificial (no Media Ethics), provêm de estudos feitos para este livro que acabo de lançar. Isso me deu a chance de poder discutir os temas citados com o público presente e, ao mesmo tempo, divulgar o conteúdo de alguns capítulos da obra”, contou o pesquisador, que disse estar satisfeito com o interesse de pesquisadores e estudantes de países como Portugal, Espanha e Brasil.
Quanto ao lançamento do livro, na Casa Porto, um polo de cultura e gastronomia localizado na região da Pequena África, na zona portuária do Rio de Janeiro, Arthur Bezerra lembra que o local já foi palco do encerramento da disciplina Epistemologias da Ciência da Informação, do PPGCI/Ibict-Eco/UFRJ, ministrada por ele e pelo pesquisador da COEPI-Ibict, Gustavo Saldanha, e pelo então estudante de pós-doutorado no Ibict, Vinicios Menezes.
Na ocasião, segundo Arthur Bezerra, “recebemos o historiador e professor Luiz Antonio Simas para um instigante debate com os estudantes, que foi disponibilizado, em vídeo, e conta com mais de 24 mil visualizações no YouTube. Veja em https://www.youtube.com/watch?v=ciQLWs7xVCw&t=1366s).
Com o livro, Arthur Bezerra espera contribuir para o debate sobre a integridade da informação, um dos principais focos da Conferência, através da divulgação de suas pesquisas sobre temas como o atual regime de desinformação e negacionismo científico e ambiental, a circulação de discursos de ódio e a mediação da informação nas redes digitais por algoritmos e inteligência artificial, dentre outros assuntos abordados em “Miséria da informação”.
A publicação conta com financiamento do Programa de Auxílio a Editoração da Faperj. Para acompanhar a agenda de lançamentos (que incluirá passagens por diferentes regiões do Brasil) e ter acesso a trechos do livro, clique em: http://escritos.ibict.br/miseria-da-informacao/
Clique aqui para ver a participação de todos os pesquisadores do Ibict e do PPGCI no EDICIC: https://www.gov.br/ibict/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2024/julho/ibict-participou-do-xiv-encontro-edicic)