Notícias
Confira como foi a participação do Ibict na 76ª Reunião Anual da SBPC
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou da 76ª Reunião Anual da SBPC, que aconteceu na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém (PA). Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, o evento contou com uma programação composta por conferências, mesas-redondas, painéis, sessões especiais, webminicursos, minicursos presenciais e sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. A ministra Luciana Santos e sua comitiva visitaram o espaço no primeiro dia do evento.
O diretor do Ibict, Tiago Braga, e a coordenadora geral, Cecília Leite, assim como coordenadores, pesquisadores e representantes de diversas áreas do Ibict, estiveram presentes no evento, onde participaram de palestras, reuniões institucionais com autoridades locais e diretores de outras unidades de pesquisa. Na abertura da SBPC, Tiago Braga destacou que o Ibict enviou uma equipe de quase 30 pessoas para atuar durante o evento. Além das ações tradicionais, o diretor ressaltou que a equipe foi trabalhar "também com a temática do combate à desinformação a fim de discutir como nós, enquanto membros da comunidade científica, podemos atuar para lidar com esse problema informacional que assola a sociedade".
Durante todo o encontro, os visitantes puderam conhecer o trabalho do Ibict no estande mantido pelo Canal Ciência, serviço de divulgação científica do Ibict que visa contribuir de forma efetiva para a construção de uma sociedade da informação confiável e justa por meio de ações educativas. Além dos serviços já conhecidos, o Canal apresentou novidades como quebra-cabeças, revistas de palavras cruzadas, versões mais recentes do jogo da memória e conteúdos novos no portal. A coordenadora do Canal Ciência, Leda Sampson, ressaltou que a equipe de pesquisadores do estande recebeu quase 4 mil pessoas nos seis dias do evento.
A grande novidade do Canal nesta edição da SBPC foi a estreia do Jogo de Combate à Desinformação, criado numa parceria entre o Canal Ciência, a Coordenação de Ensino e Pesquisa (COEPI) e a Escola Nacional de Informação (Enacin). O jogo simula situações enfrentadas cotidianamente por pessoas que transitam pelo mundo digital contemporâneo. Ao longo de seu percurso no jogo, que se apresenta em formato de trilha, o jogador se depara com ações ou perguntas que remetem ao universo da desinformação.
O jogo foi destaque na palestra realizada por Andreia Michele, analista em Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia da Coordenação de Ensino e Pesquisa (COEPI-Ibict), na SBPC e a coordenadora do Canal Ciência, Leda Sampson, concedeu entrevista à CBN Belém para apresentar o jogo e convidar os ouvintes a visitarem o estande do Ibict no evento. Na conversa, ela enfatizou que este jogo é parte de um amplo esforço do Ibict para promover a integridade informacional.
Outra palestra realizada por representantes do Ibict foi "Princípios Care para governança de dados indígenas", proferida pela professora Silvana Vidotti, responsável pela Coordenação de Tecnologias Aplicadas (COTEA) do Ibict. A professora também participou, ao lado da pesquisadora Nathaly Leite, de uma reunião com a secretária Executiva Jurandir Santos de Novaes na Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Belém (SEMAD), para discutir sobre o Arquivo Público Municipal de Belém e uma reunião de acompanhamento das ações do Compromisso 3 (Práticas Colaborativas para a Ciência e a Tecnologia) do 6º Plano de Governo Aberto, que tem o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação como órgão coordenador das ações do Compromisso em questão, acompanhada de Wal Moraes e André Appel.
O Ibict foi representado ainda na sessão de pôsteres da ExpoT&C na SBPC com a pesquisa "Panorama da institucionalização do estudo da sustentabilidade no Brasil", apresentado por André Appel e Silvana Vidotti e desenvolvido coletivamente por André Appel, Luane Araújo, Thiago Rodrigues, Cristiana Dobre, Wagner Fischer e Silvana Vidotti. Já o trabalho "A Importância do BrCris para o estudo de demografia e avaliação da ciência brasileira", de Jesús Mena Chalco, Danielly Inomata, Washington Segundo, Thiago Magela Rodrigues Dias e Marcel Souza foi apresentado como pôster por Danielly Inomata.