Notícias
Tiago Braga concede entrevista ao Canal Empreender, uma parceria entre o Sebrae e a Band
O diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Tiago Braga, concedeu uma entrevista especial ao Canal Empreender, apresentando por Camila Xavier e desenvolvido em uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Rede Band de televisão.
Durante a conversa, Tiago abordou os principais serviços e produtos que o Ibict oferece a empresas, como o projeto de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), uma iniciativa criada para fomentar o desenvolvimento dessa metodologia no Brasil, por meio de uma infraestrutura de informação que atenda indústria, academia e a sociedade em geral.
O principal produto dessa iniciativa é o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida (SICV Brasil), um sistema em formação, que armazena o conjunto consolidado de Inventários do Ciclo de Vida (ICVs) adaptados à realidade da produção industrial e agroprodução brasileira.
Tiago também falou sobre a rede Enterprise Europe Network (EEN), criada em 2008 pela Comissão Europeia e que tem como principal objetivo promover o crescimento de pequenos e médios negócios. “A EEN é uma rede de network que facilita que micro e pequenas empresas tenham acesso ao mercado europeu a fim de exportar produtos e serviços”.
Outro projeto que o diretor do Ibict destacou foi o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), que atua há cerca de vinte anos a partir de uma rede formada por instituições de reconhecimento nacional, como o próprio Sebrae, que fornece gratuitamente informações tecnológicas para melhoria da qualidade de produtos ou processos produtivos.
Tiago explicou que o SBRT conta com uma consultoria individualizada, em que o micro e pequeno empresário pode enviar suas dúvidas, que chegam no sistema e são distribuídas aos parceiros. Uma vez elaboradas as respostas ou dossiês técnicos, elas são enviadas ao proponente, mas também disponibilizadas no site do serviço para que todas as pessoas possam acessar, democratizando assim seu acesso, mas preservando a identidade e a segurança de quem fez a pergunta.
De acordo com o diretor, o primeiro benefício que os microempreendedores podem ter ao acessar o SBRT é que a empresa contará com o apoio de grandes instituições de pesquisa na melhoria de seus processos. Além disso, Tiago destaca que todo o serviço é realizado de forma gratuita e, a partir dessa interação, a empresa terá acesso a possibilidades de inovação, podendo se diferenciar de seus concorrentes no mercado e apresentar aos clientes um produto que seja mais adequado e apropriado para suas demandas.
Para assistir ao vídeo completo da entrevista, clique aqui.