Notícias
MCTI divulga tema da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
No dia 27 de fevereiro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou o tema da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. O anúncio foi realizado pela ministra Luciana Santos, em evento que reuniu diversas autoridades, como Inácio Arruda, Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES), Juana Nunes, diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Tiago Braga, diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), entre outras.
A ministra Luciana Santos destacou que a SNCT, que acontecerá de 14 a 20 de outubro de 2024, é o maior evento de divulgação científica do Brasil e tem o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade com a ideia de despertar o interesse sobre esse tema desde a infância. “A partir do decreto do ano passado, a SNCT passa a ser uma ação integrante do Programa Nacional de Popularização da Ciência (POP Ciência), o que significa uma melhor organização e fortalecimento de ações e popularização da ciência no território nacional”.
A escolha do tema, segundo a ministra, representa o comprometimento do evento em abordar questões cruciais relacionadas à biodiversidade que é única no Brasil, incorporando a riqueza de conhecimentos tradicionais e explorar o papel transformador da tecnologias social. “Ao destacar os biomas do Brasil, diversidades, saberes e tecnologias sociais, reforçamos o nosso compromisso com a construção de um futuro sustentável, no qual a ciência e a tecnologia são aliadas fundamentais na preservação da riqueza natural e cultural do País”.
Para o diretor do Ibict, Tiago Braga, a construção desse tema é uma possibilidade de reverter um processo que vinha sendo realizado no Brasil de descaracterizar e descredenciar a Ciência. “Essa escolha faz o caminho inverso, que é valorizar a ciência feita pela população, a Ciência Cidadã. Hoje é o aniversário do Ibict e esse tema é um presente para nós que chegamos aos 70 anos com muito entusiasmo. Essa construção que tem sido feita, incluindo as unidades de pesquisa do MCTI espalhadas pelos biomas do Brasil, tem um significado muito grande”.
Chegando aos 21 anos de trajetória, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída por decreto presidencial em 9 de junho de 2004 e é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo MCTI, em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.