Notícias
Google acadêmico registra mais de 1000 citações dos artigos escritos pela Professora do PPGCI- Ibict/UFRJ
A professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI-Ibict/UFRJ) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Luana Sales, tem seus artigos citados mais de 1000 vezes no Google acadêmico, segundo a ferramenta acadêmica do Google.
No seu perfil do Google acadêmico, Luana Sales, contabiliza 187 publicações e atingiu a marca de mais de 1000 citações de seus artigos científicos e recebeu os parabéns da plataforma. No dia 31 de janeiro deste ano, a professora Luana Sales totalizava 1027 citações com índice h – 14 e índice í10 – 22.
O índice h, ou h-index, é uma proposta para quantificar a produtividade e o impacto de pesquisas individuais ou em grupos baseando-se nos artigos (papers) mais citados. O í10-index foi criado pelo Google Académico como um indicador de impacto de autores (My Citations) e corresponde ao número de publicações que a autora escreveu que tenham pelo menos 10 citações. Dessa forma, no Google acadêmico, a autora de artigos Luana Sales tem 22 artigos com mais de 10 citações e tem 14 artigos que são considerados os mais citados de sua autoria ou em parceria.
Com mais de 50 citações, encontram-se os seguintes artigos: (1) Curadoria digital: um novo patamar para preservação de dados digitais de pesquisa; (2) Guia de gestão de dados de pesquisa para bibliotecários e pesquisadores; (3) Dados abertos de pesquisa: ampliando o conceito de acesso livre; (4) Algumas considerações sobre os repositórios digitais de dados de pesquisa; (5) Ontologias de domínio: um estudo das relações conceituais; e, (6) Dados de pesquisa: contribuição para o estabelecimento de um modelo de curadoria digital para o país.
Luana Sales considera “que sua representatividade acadêmica e o grande número de citações se devem à sua busca incessante por conceitos inovadores, suas contribuições originais no âmbito da Ciência da Informação e a relevância de seus temas de pesquisa para a Ciência”.
Saiba mais sobre a importância da plataforma Google para a comunidade acadêmica:
Segundo a própria ferramenta, “O Google Acadêmico é uma forma simples de pesquisar literatura acadêmica e oferece uma variedade de disciplinas e fontes: artigos, teses, livros e etc”. A Wikipédia define essa fonte de pesquisa como “um mecanismo virtual de pesquisa livremente acessível que organiza e lista textos completos ou metadados da literatura acadêmica em uma extensa variedade de formatos de publicação”.
De acordo com Luana Sales, o Google Acadêmico tem se tornado uma ferramenta essencial para a comunidade acadêmica global, onde é frequentemente utilizado como uma métrica para avaliar a produção científica. Embora, a ferramenta tenha suas limitações, inclusive em relação à cobertura e seja interessante a associação de outras métricas, o google acadêmico ainda é uma forma de conhecer o impacto das pesquisas.
O perfil da professora Luana Sales no Google acadêmico pode ser acessado no endereço: https://scholar.google.com.br/citations?user=v9eVxhAAAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao
Luana Farias Sales é Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do PPGCI-Ibict/UFRJ (2011-2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/Ibict (2004-2006), Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Bolsista de Produtividade Pq2. Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como Analista em C & T da CNEN, no Instituto de Engenharia Nuclear, participando da criação da linha de pesquisa de Gestão do Conhecimento Nuclear. Analista em C & T do MCTIC/Ibict, atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio Ibict-UFRJ e Coordenadora-Geral da Rede de Implementação do GO FAIR Brasil.