Notícias
Ibict participa da Oficina Regional da IFLA e da Reunião do Comitê da Divisão Regional América Latina e Caribe
O consultor e pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Ricardo Rodrigues, participou da Oficina Regional da Federação Internacional de Associações de Biblioteca e Instituições – IFLA e da reunião do Comitê da Divisão Regional da América Latina e Caribe - IFLALAC.
Entre os dias 20 e 23 de novembro, em Buenos Aires, Argentina, foi realizada a Oficina Regional, um grande encontro da América Latina e Caribe destinado a discutir atividades relacionadas a bibliotecas e Ciência da Informação. O evento aconteceu na Biblioteca do Congresso Argentino e, por convite da IFLA, participaram 43 profissionais técnicos, dos quais 19 membros do Comitê da Divisão Regional e 24 convidados de diversos países da América Latina e Caribe.
“Nas atividades da Oficina Regional, os profissionais debateram as questões relacionadas ao desenvolvimento de atividades da IFLA na América Latina e Caribe e suas tendências futuras, incluindo práticas avançadas de conhecimento técnico e administrativo, políticas públicas em Ciência da Informação e tecnologias de Inteligência Artificial aplicadas às bibliotecas e ao desenvolvimento da sociedade”, relata Ricardo Rodrigues, que também é membro do Comitê da IFLALAC.
Entre as temáticas debatidas, houve uma seção especial sobre a situação atual do Mapa do Mundo das Bibliotecas, que indica a situação estrutural, física e de serviços das bibliotecas existentes nos diversos países, e uma oficina sobre direitos autorais relacionados às bibliotecas e aos sistemas de informação, com ênfase à formação de profissionais especializados.
O encontro celebrou ainda os cinquenta anos da Divisão da América Latina da IFLA – a IFLALAC, e os vinte anos do primeiro e único congresso Internacional da IFLA– WLIC realizado na América do Sul, em Buenos Aires, em 2004. Ao final, foi lançada a proposta do Ibict para a realização do WLIC 2027, em Brasília. “A proposta foi recebida com muito aplauso pelos vinte países participantes do evento”, conta Rodrigues.
Já nos dias 24 a 26 de novembro, em Santiago, Chile, foi promovido o Seminário da Organização das Nações Unidas e da CEPAL, relacionado às bibliotecas e suas ações referentes à Agenda 2030 e às ações dessas organizações destinadas ao desenvolvimento e uso de informações pelas comunidades da América Latina e Caribe. Durante o encontro, também foi realizada a Reunião Intermediária de 2024 do IFLALAC, na qual se discutiram as ações técnicas desenvolvidas no atual Plano de Trabalho, questões administrativas e o planejamento para as próximas eleições para membros do Comitê a serem realizadas no início de 2025.