Notícias
Ibict no Fórum Latino-Americano e Caribenho de Ciência Aberta (CILAC)
Representantes do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) estiveram presentes no Fórum Latino-Americano e Caribenho de Ciência Aberta (CILAC), que aconteceu entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2024, na Ilha de San Andrés, Colômbia.
Sob a liderança da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia, Yesenia Olaya Requene, e do Comitê Regional do Fórum CILAC (UNESCO, OEI, SEGIB, BID, CEPAL, RICYT, CUIB, AUGM), o CILAC 2024 abordou eixos temáticos estratégicos como inteligência artificial para a sustentabilidade, ciência aberta, biodiversidade, economia espacial e a Década das Ciências Oceânicas.
Considerado um polo regional de ciência, tecnologia e inovação, o CILAC é uma plataforma para debater, fortalecer, planejar e monitorar políticas efetivas de ciência, tecnologia e inovação com o objetivo de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Tiago Braga, diretor do Ibict, explicou que o Instituto participou de forma ativa no evento, sobretudo no que diz respeito à Ciência Aberta. “Estivemos presentes em várias sessões apresentando as nossas perspectivas do processo que tem sido executado no Brasil por meio das ações do Ibict".
O diretor afirmou ainda que há uma parceria em construção com o governo colombiano que resultará em um acordo de cooperação. “O resultado foi muito bom e, juntamente com a Unesco, conseguimos estabelecer uma série de aproximações institucionais".