Notícias
Conheça Silvana Gregorio Vidotti, coordenadora de Tecnologias Aplicadas do Ibict
A professora Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti assumiu, em março de 2024, a coordenação de Tecnologias Aplicadas (COTEA), no âmbito da Coordenação-Geral de Informação Tecnológica e Informação para a Sociedade (CGIT) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A COTEA é a área responsável por articular o desenvolvimento de infraestrutura de gestão da informação tecnológica; apoiar a indústria brasileira de produtos e serviços de informação, oferecendo metodologia, padrões, infraestrutura e instrumentos terminológicos; e estabelecer e disseminar princípios, técnicas e instrumentos de atuação sustentável para o setor produtivo.
Compete ainda à coordenação o processo de articular, junto ao setor produtivo, a promoção de colaboração, transferência tecnológica e inovação; propor e coordenar programas, projetos, atividades e serviços no âmbito de sua competência; articular parcerias para a concepção e implantação de projetos cooperativos; e conduzir projetos de pesquisa em colaboração com outras coordenações do Instituto, no âmbito de sua competência.
Silvana é graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto), especialista em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP/Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos), mestre em Ciências pela USP (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos) e doutora em Educação pela Unesp (Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília).
Sua extensa trajetória acadêmica na Unesp inclui a docência nos cursos de graduação em Arquivologia e em Biblioteconomia, nos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação e a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Foi assessora de gabinete da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do gabinete da Pró-Reitoria de Graduação, presidente do Comitê de Acesso Aberto, do Comitê Gestor do Portal Docente, membro titular do Conselho de Gestão Científica do Núcleo de Computação Científica da Unesp, membro do Comitê Gestor e Coordenadora Acadêmica do Repositório Institucional. Além disso, foi vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – PQ 2.
Atualmente, a professora é coordenadora do GT 8 – Informação e Tecnologia da ANCIB, líder do Grupo de Pesquisa ´Novas Tecnologias em Informação´, coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento e Aplicação de Multimídia da Faculdade de Filosofia e Ciências (Unesp), membro do Comitê Gestor do Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG) da CAPES, representante da Sociedade Civil (GO FAIR Brasil) no 6o. Plano de Ação Nacional - Parceria para Governo Aberto - Compromisso 3 - Práticas colaborativas para a ciência e tecnologia, coordenado MCTI.
É também parecerista ad hoc de agências de fomento nacionais como a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pesquisadora da área de Ciência da Informação, com ênfases em Tecnologias de Informação e Comunicação e em Arquitetura da Informação digital, Arquitetura de Dados, Ecologias informacionais complexas, Ecologias de dados complexas, Encontrabilidade da Informação, Acessibilidade, Usabilidade e Experiência de Usuário.
Para a coordenadora, a COTEA desempenha um papel importante na gestão da informação tecnológica, especialmente no que tange à sustentabilidade. “Sob minha coordenação, a inovação será direcionada não apenas ao avanço tecnológico, mas também à promoção da sustentabilidade em suas dimensões ambiental, social e econômica. Nosso foco será a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias de informação que respeitem os limites planetários, incentivando práticas sustentáveis e a proteção ambiental. O Laboratório de Informação para a Sustentabilidade (LIS) será um núcleo central em nossa atuação, dedicado a criar e implementar soluções inovadoras para a sustentabilidade”.
De acordo com Silvana, o mundo enfrenta desafios como mudanças climáticas e desigualdade crescente, que exigem soluções inovadoras e colaborativas. “Como coordenadora da COTEA, vejo uma oportunidade única de enfrentar esses desafios, promovendo avanços científicos e tecnológicos alinhados com os princípios da sustentabilidade e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Reafirmo o compromisso da COTEA em construir um futuro onde ciência, informação e tecnologia sejam pilares para uma sociedade mais justa, inclusiva, próspera e sustentável. Reconheço o papel essencial da nossa instituição na intersecção entre ciência, tecnologia e sociedade e comprometo-me a avançar com foco na inovação responsável e sustentável”, afirmou a nova coordenadora.